Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dual Chip, Eu?



Para a gente que é JDJ, a expressão dual chip é bem familiar, pois além de comer, beber e dormir, uma das mais importantes necessidades da vida de um jovem é estar conectado e isto via smartphone, tipo necessidades básicas mesmo. Mas se der para o aparelho ser dual chip, melhor ainda. Né não?

O significado de dual se refere a dois, por isso este é um adjetivo que qualifica aquilo que é composto de duas partes. É um número gramatical que em certas línguas, como no grego, indica duas pessoas ou duas coisas, e que na língua portuguesa é expressado na palavra "ambos". Na expressão inglesa o significado é duplo, binário ou que tem duas unidades. Já na música, é o que tem dois tempos, dois compassos.

Como bem sabemos, existem aparelhos de telefone celular que vêm com a tecnologia dual chip, ou seja, são aparelhos que operam com dois chips ao mesmo tempo e trabalham com dois números diferentes, podendo ser de operadoras diferentes, também conhecidos por "dual SIM chips". Uma grande vantagem que se pode identificar na tecnologia dual chip na telefonia celular é poder usar a operadora que lhe proporcione a melhor cobertura no local onde você estiver, juntamente com as melhores condições de tarifa para aquele momento específico, fazendo do nosso aparelho smartphone, uma espécie de “camaleão tecnológico”, pois dependendo do chip selecionado do menu, ele pode ser “de uma operadora, ou de outra”. Maneiro!

Mas se eu te disser que existem pessoas que agem como se fossem dual chip quando se trata de vida com Jesus, te parece maneiro também? Explico!

- Existem pessoas que são uma coisa em casa e outra coisa na igreja.

- Existem pessoas que são uma coisa na igreja e outra coisa na faculdade.

- Existem pessoas que são uma coisa no namoro e outra coisa na frente dos pais.

- Existem pessoas que trabalham de uma forma na empresa e de outra forma para Jesus.

Penso que o termo “secular”, que se refere a tudo o que não está sob direção religiosa, tem servido de armadilha para que nós pensemos que podemos ter uma espécie de vida dupla, assim como são os aparelhos celulares dual chip. Mas se imaginarmos que os chips estão conectados sempre a uma antena emissora de sinal, quando a gente troca de chip, troca de antena, portanto, antes de trazer este "fenômeno" para a nossa análise aqui, leia o seguinte versículo:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:16)

Imagine que nós, assim como um smartphone, podemos estar conectados a uma antena de sinal. Se esta antena for da parte de Deus, se chama Espírito Santo, MAS se for da parte do maligno, se chama mundo - Em qual dessas antenas você anda conectado?

Agora para piorar um pouco, pense ainda que sabemos que andar nos caminhos do Senhor (antena Espírito Santo) é a nossa melhor escolha, MAS, de vez em quando, a gente gosta de dar uma “linkada” no mundo (antena secular), como se ao invés de pregos, estivéssemos crucificados com velcro – Nesta condição, não estaríamos sendo como os aparelhos dual chip?

Então JDJ, hoje eu preciso informar que para mim e para você, que sabemos que somos de Cristo, não pode existir esse lance híbrido de “secular e cristão”, pois nós não podemos ficar mudando de antena de acordo com o ambiente em que estivermos inseridos. O nosso testemunho precisa ser um só, ou seja: Você é de Jesus e testemunha isto onde quer que esteja.

E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. (Efésios 1:9,10)

Tudo na nossa vida precisa convergir para Cristo, tudo precisa dar provas que nós somos dEle, pois como Ele nos comprou a preço de sangue (1Co 6:20), o nosso testemunho precisa ser coerente com esta nova condição de vida. Desde o dia em que O confessamos como nosso Senhor e Salvador, tendo recebido o selo do Espírito Santo da promessa (Ef 1:13,14), até o Dia da Sua volta, quando encontraremos com o Amado das Nossas Almas, tudo precisa estar "linkado" com a antena certa.

Nas nossas vidas, todas as coisas, sejam nos céus ou na terra, precisam convergir para o Reino de Jesus Cristo, assim, pense que a partir de agora, cortemos essa de sermos Jovens dual chip. 

É Noix no Pai!
Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.