Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A Peneira da Fé

E aí Jovens de Jesus? Estamos nós aqui outra vez, mesmo que tendo ficado sem postar por algumas semanas, o propósito de trazer algo para a nossa reflexão neste espaço não pode parar! Posso ler um amém lá embaixo, nos comentários? (Risos) 

Hoje eu quero abordar um tema que tem me feito meditar no versículo que foi escrito pelo apóstolo Pedro, sobre o qual eu acredito que ninguém mais do que ele poderia relatar de uma forma tão reveladora. Vejamos:

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5.8)

Ao “ruminar” este texto, isto é, coloca-lo para dentro e para fora do coração por muitas vezes, eu entendi que a todo tempo nós estamos sendo literalmente peneirados pelo inimigo das nossas almas. Isto mesmo! E se você conhece um pouco dos Evangelhos, já deve estar se lembrando do versículo em que Jesus falou exatamente a Pedro, logo após aquela que seria a última ceia antes do sacrifício do Senhor, lá em Lucas 22.31.

Mas o que seria esta tal peneira a que Jesus se referiu nesta passagem?

Como assim, o diabo estava interessado em peneirar uma pessoa como alguém faz com trigo?

Qual seria o propósito disto?

Ocorre que a resposta para essas dúvidas estavam logo no versículo seguinte, contudo, enquanto eu fiquei “empacado” no verso 31, o entendimento não veio.

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". (Lucas 22.31,32)

Aí sim o entendimento fechou para mim! A luz veio e eu "captei" que o intuito de Satanás era peneirar os discípulos de forma a separá-los da sua . Pois uma vez separados da FÉ, eles se tornariam uma presa fácil para o leão que ruge ao derredor, procurando a quem possa devorar. Isso, agora, não te parece claro também? 

Fechado este entendimento, eu comecei a me perguntar como esta peneiração se dá, pois é claro que não se trata de um sentido literal, logo, eu precisava entender isso também.

Ora, se o inimigo quer devorar alguém, ele precisa que este alguém esteja desprovido do único elemento que tem poder para faze-lo bater em retirada, ou seja, uma espécie de “diabocida”, que deve ser pulverizado na cara dele quando se aproxima deste alguém. Então, devemos concluir que as situações adversas que são trazidas por ele para minar a nossa , se traduzem exatamente na separação entre o homem e a sua , o que abre o espaço necessário para que o inimigo consiga tragar alguém enquanto ruge ao derredor. E o que seria uma peneiração, se não um processo de separação?

Isso nos mostra que as mais diversas situações como: dúvidas se Deus realmente nos ama, desânimo, preguiça de meditar na Palavra, problemas que nos impedem de ir aos Cultos na igreja, falta de dinheiro, enfermidades, traumas, depressões, confusões, etc., são exatamente este processo de peneiração a que Jesus estava se referindo, quando exortou a Simão Pedro.

No caso daqueles discípulos, o pavor de serem presos e castigados junto com Jesus foi a peneira da sua FÉ, pois a Palavra também nos diz que todos fugiram tão logo o Senhor foi preso, e Pedrão O negou por três vezes, exatamente como o Senhor disse que seria.

Assim, nos fica claro que quando Satanás bater à nossa porta para tentar nos entregar o seu pacote de desgraças - e sempre vai acontecer esse dia - a única arma que irá fazer com que resistamos a ele é a nossa em Cristo Jesus. Nesse dia mau não vai adiantar a gente ter uma Bíblia aberta no Salmo 91 sobre o móvel da sala. Também não vai adiantar a gente dizer que é crente. Ih, não vai adiantar dizer que trabalha na igreja, ou que é uma boa pessoa, et all. O fato é que nada disso irá adiantar! A única coisa que vai nos servir para combater o inimigo é a nossa .

O versículo posto em Tiago 7.4, que nos garante que o inimigo fugirá de nós, só será uma verdade se ele encontrar a nos nossos corações. O Senhor só irá se agradar de nós e assim, nos capacitar com a autoridade do Seu nome, se a for detectada em nós, exatamente como está em Hebreus 11.6.

Dito tudo isto, a grande reflexão que nos fica é que temos que resistir à Peneira da Fé, sem deixarmos que este maligno processo de separação nos torne presa fácil para leão que está ao nosso redor e rugindo de maneira feroz, exatamente para ver se este rugir nos amedronta e tira de nós o único antídoto que o faz fugir por sete caminhos, contudo, tendo em mente os versículos a seguir, saibamos que nada, rigorosamente nada, poderá nos Peneirar do amor de Jesus, a não ser nós mesmos.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:38,39)

Resistamos firmemente!

É Noix no Pai!

Roberto Baence 
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.