Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

quarta-feira, 22 de março de 2017

Malhe A Sua Fé



Caro leitor JDJ.

Nesses dias em que a palavra da moda tem sido cada vez mais “malhação”, o que de uma forma geral deveria dar a ideia da busca por um corpo saudável, embora a gente saiba que nem sempre o foco seja realmente este para muita gente boa, eu quero te perguntar qual é o estado da sua . Como será que ela está? Magrela, raquítica, quase anoréxica? Ou bonita, saudável e malhada, quem sabe até mesmo como o seu corpo físico aí?

O fato é que assim como um músculo, a , depois de nascida na pessoa, precisa ser exercitada, caso contrário, também como um músculo, ela perde tônus, perde o vigor, perde o tamanho e vai mirrando. Mas antes que você me pergunte, deixa eu te dizer o que é , e como sempre gosto de fazer, vou demonstrar à luz da Palavra de Deus, que é a Bíblia:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hebreus 11:1)

Então quer dizer que quando eu estou esperando algo que ainda não vejo, mas de uma forma tão convicta como se praticamente pudesse ver, então estou praticando FÉ? Exatamente! Pois, para que ter naquilo que eu já vejo ou já toco? Não seria uma perda de tempo? Mas é interessante sabermos que quando se trata de Deus, nós nunca iremos perder tempo, nunca seremos enganados ou frustrados. Isto não é o máximo?

A é composta por quatro elementos: crer, confiar, depender e obedecer.  Então, tendo isto como a nossa base de apoio, avaliemos juntos este texto aqui, ó:

Porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: "Senhor, quem creu em nossa mensagem?" Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:13-17)

Nisto aqui eu me convenci que a maioria dos crentes ainda não entendeu que ninguém nasce com , pois se a Palavra diz que ela “vem por”, logo, ela “não está em”, mas é GERADA nos nossos corações na medida em que cremos na Palavra do Senhor. Assim, quanto mais expostos à Palavra, maior será a desenvolvida em nós, contudo, se esta verdade fosse viva nos corações dos crentes, ia faltar CD de pregação nas igrejas, os links do YouTube® não iam dar conta, e mais do que isso, as igrejas iriam viver lotadas de pessoas famintas e sedentas por ouvir a Palavra de Deus, pois quanto mais elas ouvissem a Palavra, mais elas teriam.

A não vem pelo orar e muito menos pelo jejuar, mas o problema é que quando as pessoas concluem que precisam ter mais , que estão se sentindo fracas na , elas correm para jejuar e orar buscando ter a sua aumentada, e investem tempo nisto sem obterem êxito, pois a Palavra é clara aos nos dar a direção do que precisamos fazer para termos a nossa aumentada, pois se ela é como um músculo, pode e deve ser malhada. Você concorda com isso?

Sendo assim, a não vem por qualquer outro meio, se não pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus. Logo, é muito importante a gente filtrar e selecionar o que ouve, porque não é qualquer coisa que serve para a gente, pois da mesma forma que a vem pelo ouvir, a incredulidade também se instala na pessoa pelo ouvir, portanto, precisamos ter ouvidos criteriosos, seletivos e atentos para o que estamos ouvindo.

Na passagem de Números 13, Moisés enviou 12 espias para reconhecer a terra de Canaã, terra da boa promessa de Deus ao povo de Israel. Depois de 40 dias aqueles homens voltaram e o relatório de 10 deles homens foi aterrador! Disseram que a terra era fértil et all, mas também disseram que lá havia gigantes que viviam em cidades fortificadas e que os tais 12 homens pareciam gafanhotos perto daqueles homens enormes. E a Palavra diz ainda que os medrosos espalharam entre os israelitas um relatório muito negativo acerca daquela terra. E no Capítulo 14 diz que após ouvir aquilo, o povo começou a chorar e a lamentar em alta voz, tanto que queriam até voltar (retroceder) ao Egito, tudo pela descrença que foi gerada a partir do que ouviram. Que quadro terrível! Por que será que geralmente a gente tende a querer ficar apenas com a parte ruim das notícias?

Mas aí, você como um JDJ esperto que é, já estaria pensando: Beleza, Cara! A partir de hoje, eu vou dormir com o meu fone plugado em pregações, vou malhar a minha FÉ e ela vai ficar “saradona”, pois afinal de contas, “Deus dá aos seus enquanto dormem”. Cita até o Salmo 127:2 (sic).

Eu diria que a ação seria até válida, pois seria melhor você dormir ouvindo uma pregação do que qualquer outra coisa na vida. Mas isto apenas não basta, há algo mais a ser observado e eu quero te dizer o que é.

No texto de Romanos 10:13-17, o termo “ouvir” vem do original grego AKOE, que significa além de ouvir, compreender e entender aquilo que se escuta, então, quando aprendemos que a vem pelo ouvir, devemos entender que é bem mais do que simplesmente escutar. Beleza?

Se a gente for olhar para três textos nos evangelhos que tratam do mesmo assunto entre si, isto é, a Parábola do Semeador, veremos que esta é a maior parábola que o Senhor Jesus expôs aos que O ouviam. Esta foi também a que Ele gastou mais tempo de explicação aos Seus discípulos, pois dela dependeria todo aprendizado que aqueles homens teriam dali para frente, na sua espécie de "graduação" para o apostolado. Tanto que quando os discípulos pediram para Jesus lhes explicar, Ele respondeu: Vocês não entenderam esta parábola? Como então, compreenderão todas as outras parábolas? Nisto a gente pode perceber a importância desta parábola para nós que somos cristãos. Se liga nisto!

I – Ouvir e receber

Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um. (Mc 4:20 – João Ferreira de Almeida)

Veja aqui Jesus condicionar que é algo mais do que ouvir, isto é, ouvir e receber. E como você ilustraria “receber” com outras palavras? Aceitar e concordar!

Ora, a gente pode ouvir a maior verdade do mundo, e a Palavra é a verdade. Mas se a gente ouve e não recebe. Ouve e não acolhe. Ouve e não aceita. Ouve e não concorda. Do que vai adiantar? Que efeito isto irá produzir nas nossas vidas? Ah... então nós já estamos entendendo que é mais do que simplesmente ouvir, do que simplesmente escutar! Pois haveremos de concordar que se fosse só escutar, as pessoas que frequentam as igrejas já estariam com sua mais do que malhada. Mas o que nós vemos de fato é um montão de gente que são verdadeiros “ratos de Igreja”, mas que têm uma muito menor do que um grão de mostarda, que foi o que Jesus disse aos discípulos quando pediram para terem a sua aumentada (Lc 17:5).

II – Ouvir e reter com coração bom e generoso

Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança. (Lc 8:15)

Ouvir de bom e generoso coração = Ouvir de boa vontade, ouvir querendo mesmo receber, ouvir com fome e sede. Mas é comum as pessoas ouvirem a Palavra de boa vontade, até mesmo dentro das igrejas? Você acha que a sua postura aí agora, é de quem está lendo isto aqui de boa vontade? Se avalie você mesmo!

Depois de ter um bom coração, Jesus nos dá a segunda condição, isto é, reter a palavra = fixar a palavra que foi ouvida, guardar no coração, assim como foi dito pelo salmista em Salmos 119:11.

III – Ouvir e entender

E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um. (Mt 13:23)

Percebeu que Marcos falou em RECEBER, Lucas falou em RETER e agora Mateus fala em ENTENDER?

Veja que a Palavra pregada também precisa ser entendida e compreendida pelos que a ouvem! O Evangelho de uma forma muito geral é uma coisa simples de ser entendida, desde que nós dediquemos tempo para isso. Desde que estejamos atentos para entender o que se prega. Pois você concorda que ouvir tudo e não compreender nada, não vai produzir na vida de ninguém?

O objetivo da pregação da Palavra é produzir no coração de quem ouve, apenas isto!

Deste modo, se nós ouvimos e prosseguimos em ouvir a Palavra de Deus através das pregações, com os ouvidos postos da forma como nós já aprendemos aqui, nós iremos dar muito fruto, pois nisto os três Evangelhos estão exatamente iguais.

E que frutos são esses? Ora, os frutos oriundos da em Jesus, pois quem tem nEle, já tomou posse de tudo o que Ele prometeu na própria Palavra, que se ouvida, gera FÉ. De sorte que eu posso concluir que quanto mais eu ouço, mais eu tenho e mais dou frutos.

IV - Mas por que será que você não consegue desenvolver esta FÉ?

Vejam que em Hebreus 11 está estabelecida a famosa Galeria da , onde está posto que pela , um montão de gente muito boa, viveu e experimentou prodígios e milagres de Deus, notando que sempre antes de falar o nome da pessoa, está dito: PELA FÉ.... Aí você vai vendo que em algum momento aquela lista acaba (...), mas eu creio que a vontade de Deus é que o nome de inúmeros outros homens e mulheres sejam inseridos lá, assim como o meu e o seu, por exemplo.

O nome de Davi está lá na Galeria, pois aquele jovem malhou a sua FÉ para usá-la no momento mais épico da história dele. Davi estava diante de um desafio tremendo, ele estava por enfrentar um gigante de 2,90mt de altura, que devia pesar quase 300kg. Enquanto ele mesmo, Davi, tinha 1,60mt e 60kg. A Bíblia relata que Golias era todo paramentado, tinha um capacete, uma couraça que pesava igual a Davi (60kg.), um escudo, caneleiras de bronze, um dardo, uma lança e uma espada. Mas Davi (sic), tinha um alforje de caçador, cinco pedrinhas e a sua funda. Então alguém poderia dizer: mas só isso? Tanto que até Golias ficou irritado com a situação, chegando a perguntar se Davi o estava comparando a um cão, para ser enfrentado com paus e pedras.

Mas nós já sabemos o que aconteceu! Davi venceu aquela batalha, contudo, cabe a pergunta: Por que ele venceu? Alguém tem dúvida que se tratava de uma situação impossível? Você poderia dizer que Davi estava diante de uma mega crise? Alguém tem dúvida que Davi não tinha a menor chance? Ninguém, em sã consciência apostaria um palito de dentes usado em Davi, mas o fato é que ele venceu.

Hoje não conseguimos ver os mesmos milagres, pois nós simplesmente somos de uma geração incrédula, que primeiro não tem e quando tem alguma FÉ, não a exercita, não a malha e esquece de usá-la. Uma geração que não crê da forma certa, uma geração que baseia a sua crença no imediatismo, na tecnologia e no touch.  Toque! Toque para ter, toque para fazer, toque para ligar, toque para navegar, toque para obter, toque para conseguir. Mas o que seria a mesmo, segundo a Palavra?

Ora, a FÉ é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hb 11:1)

E você consegue tocar naquilo que ainda não vê? Perceba que Deus nunca deixou de operar ao longo de toda história da humanidade! Ele pode ter ficado silente em algum tempo, mas sempre esteve assentado na sala de controle celestial. Crises vieram e crises se foram, mas Deus continua sendo Deus!

Deus se move através na nossa , pois isso é o que dirige os olhos dEle na direção de nos abençoar. Quando Deus vê no nosso coração, Ele não resiste. Ou melhor, ele não pode resistir, pois Jesus afirmou na Palavra:

Respondeu Jesus: "Tenham FÉ em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. (Marcos 11:22-24)

Na esmagadora maioria das vezes, Deus manifesta o Seu poder em resposta à nossa ! Eu não posso dizer que isto é em todas as vezes, pois Ele também age por soberania, mas o gatilho fundamental para o agir de Deus se chama .

Quando cogitamos ou duvidamos se podemos ou merecemos tomar posse da promessa, estamos nos deixando influenciar pelo inferno. O que temos que fazer é nos ligarmos naquEle que prometeu, que é fiel e poderoso para cumprir o que nos prometeu. Vigie a sua boca, vigie os seus ouvidos, cuide do que você está falando, vendo ou ouvindo.

Mas entenda que a não é uma espécie de autoajuda, ou algum tipo de amuleto, ou de botão antipânico que a gente sabe que existe, mas só usa no caso de necessidade. Usa só quando as crises fogem ao nosso controle. Usa como algo que está numa caixa que diz: aprecie com moderação.

A , uma vez instalada em nós, precisa crescer, se tornando mesmo um estilo de vida!

Mas o meu justo viverá pela FÉ. E, se retroceder, não me agradarei dele". (Hebreus 10:38)

Exatamente como o exercício físico se torna um estilo de vida para quem quer malhar os músculos, hoje o Espírito Santo te recomenda: Malhe A Sua Fé!

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.