Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

segunda-feira, 12 de abril de 2021

As Etapas Do Desvio

Fala aí JDJ! Nós aqui de novo para como de costume, darmos mais uma olhada nas instruções que a Bíblia nos oferece sobre a forma como devemos viver. Afinal de contas, já estamos quase carecas de saber que ela é uma espécie de manual do construtor, onde o Senhor mostra como devemos evitar, ou até mesmo tratar, cada tipo de problema nessa engrenagem complexa, que também chamamos de nossa vida.

E como os dias têm sido muito difíceis, não são poucas as notícias que dão conta de jovens que estão abandonando a fé por diversos motivos. Inclusive eu discorro um pouco mais sobre isto no artigo Por Que Os Jovens Se Desviam da Fé (isto é um link). Mas aquele texto tem o intuito avaliar um pouco dos motivos, mas neste eu tentarei te mostrar que a Bíblia também nos alerta sobre as etapas desse triste evento chamado desvio.

O apóstolo Paulo já nos deu um “se liga” quando escreveu que “as más companhias, ou as más conversações, corrompem os bons costumes” (1 Co 15.33). Para mim isto quer dizer que as influências de amizades contribuem bastante nas decisões sobre o que eu faço da minha vida em muitos sentidos, inclusive no espiritual. Isso é muito verdade, pois na minha juventude o meu velho pai falava o seguinte ditado: “quem se mistura com porcos come farelo”. Ora, o meu velho queria dizer que se eu me acompanhasse de más pessoas, não demoraria muito para que começasse a fazer as coisas erradas que elas faziam. Agora eu te peço para avaliar o quanto isto foi, ou tem sido, uma verdade na sua vida também.

Desde cedo a gente já consegue ver o direcionamento que é dado na vida de um jovem, em virtude das companhias que ele tem. É claro que não se pode apenas em virtude disto, generalizar e determinar o que vai acontecer com cada um, mas as companhias são e sempre serão, um forte indício do caminho que muitos têm tomado. Eu também costumo dizer, e neste caso a observação tem me ajudado na constatação, que é muito mais fácil um amigo nos desviar do bom caminho, do que nos levar para o bom caminho. O motivo disto eu não sei ao certo, mas seguramente deve estar relacionado com os apelos mundanos, que no início, sempre parecem ser mais legais do que os apelos celestiais. Mas infelizmente, ou felizmente, o passar dos dias vai mostrando que a coisa é bem diferente do que parecia ser no início.

Então, olhando para o Salmo 1.1, logo de cara o Senhor nos mostra as etapas em que os desvios acontecem, leiamos:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Você viu o que eu vi, JovemDJesus?

Aqui estão três estágios muito marcados, sobre os quais nós precisamos estar atentos, seja sobre nós mesmos, sobre os nossos filhos, nossos amigos, nossos jovens, e tudo mais.

1º - Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios

Aqui está o início das coisas, pois normalmente um jovem começa andando com os ímpios, ou seja, a se acompanhar daqueles que não professam a sua fé. E nesse andar junto, ele ainda não está muito envolvido, mas já está querendo ver “qual é a da thurma”.

2° - Bem-aventurado o homem que não se detém no caminho dos pecadores

Neste estágio o jovem não está apenas andando junto, mas ele já começa a parar para ouvir as ideias, os pensamentos e as “coisas legais” que esses teriam para contar, tudo de uma forma meio que sedutora. Então ele começa a pensar: “por que não”?

3º - Bem-aventurado o homem que nem se assenta na roda dos escarnecedores

Então esse jovem chega na terceira etapa, que após andar junto e parar para ouvir, ele já se assenta junto e então se mistura. Neste estágio o recuo é sempre mais difícil, pois já houve uma identificação do papo, das aventuras e dos gostos. Aqui o jovem já virou a sua cabeça e se desviou do Caminho, todavia, nada é impossível para o nosso Deus.

É interessante como a Bíblia utiliza a ideia de caminhada na ilustração das etapas da fé, não é mesmo?

Conversão, desvio, caminho, caminhada, andar (...), ao ponto de Jesus nos dizer que Ele é O Caminho (João 14.6). Deste modo, quando a gente se converte à Cristo, significa dizer que íamos no caminho da morte e encontramos o Caminho da vida. Por outro lado, quando já estamos no Caminho da vida e nos deixamos ser levados noutra direção, dizemos que houve um desvio.

Então Jovem, hoje o Senhor quer te mostrar que os desvios não se dão de uma hora para outra, mas que eles são marcados por etapas, que podem acontecer de formas mais ou menos próximas umas das outras, mas que sempre irão conduzir para caminhos distantes de Deus.

Que você esteja atento consigo mesmo e com seus irmãos da fé, de forma que ao primeiro sinal de algo estar “dando ruim”, que você possa pedir ajuda ou oferecer ajuda. Nunca esqueça de que quem confessa a tentação, dificilmente terá que confessar o pecado, portanto, mudando só um pouquinho o texto, mas sem alterar o significado do que está em 1Coríntios 10.12, aquele que julga estar no caminho, vigie para que não se desvie dele.

É noix no Pai dicunforça!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder de Jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.