Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O Perigo da Banguela


Olá JDJ! Que bom podermos estar juntos novamente, e eu, sempre glorificando ao Senhor, te agradeço por estarmos evoluindo bastante nas visualizações do nosso blog. Quase 1.500!

Vamos iniciar este artigo falando um pouco sobre automóveis! Isto mesmo, sobre carros! Para em seguida, podermos chegar ao ponto de reflexão que eu desejo te propor.

O sistema de transmissão é parte fundamental de um veículo, e nesse sistema temos a caixa de marchas, com várias engrenagens de tamanhos diferentes que determinam a velocidade de um veículo. A engrenagem menor, por conter menos dentes, gira ao seu redor com maior velocidade, e por sua vez a engrenagem maior, por conter mais dentes, tem o giro ao seu redor mais lento. Os dentes das engrenagens em sua circunferência são utilizados para atuarem conectados à potência do motor, isto é, dente contra dente. E fazendo muita força!

Assim, quando a alavanca de câmbio é posta na letra “N”, a velocidade está neutra, isto é, isolada da potência do motor, significa que esses dentes não estão agarrados, é o mesmo que as engrenagens da caixa de câmbios não tivessem dentes, isto é, fossem Banguelas. Sacou?

Agora ficou fácil para você fazer a associação da palavra “banguela”, que no jargão popular significa uma pessoa sem dentes. Portanto, dirigir na "Banguela", também conhecido como conduzir um veículo em "Ponto Morto", significa dirigir com o carro desengrenado e isolado da potência do motor.

Mas se o veículo está em movimento e a alavanca de câmbio está em "Ponto Morto", nesse momento o peso do veículo está alterando a força de gravidade jogando-o mais para frente, assim dando mais força à este efeito, deste modo, esta é uma forma irregular de conduzir, pois o condutor perde totalmente os recursos que a força motor exerce sobre o veículo. Em síntese, isto que dizer o veículo está praticamente entregue a própria sorte.

Os técnicos em segurança do trânsito são categóricos em afirmar que não há nenhuma vantagem em conduzir dessa maneira. O condutor na ânsia por economizar, equivoca-se, pois a maioria dos veículos têm injeção eletrônica. Essa prática além de aumentar o consumo, sobrecarrega o sistema de freio mecânico, assim o veículo não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo numa parada mais brusca. Concluímos então, que ao dirigir em Ponto Morto, ou na Banguela, o condutor está colocando a sua própria vida em risco, além de cometer uma infração, de acordo com o artigo 231 do Código Nacional de Trânsito.

Mas o que eu quero te dizer com isso, JDJ?

Claro que embora esta informação tenha a sua relevância, eu não estou tentando te dar uma lição de conduta no trânsito, mas fazer um paralelo com as pessoas que conduzem as suas vidas literalmente na Banguela, isto, é, completamente desconectadas do motor da vida, este Jesus Cristo. Estas pessoas vivem sem nenhuma dependência dEle e, como se o nosso Deus fosse uma botão antipânico, só O acionam depois de terem se metido em encrenca ou estarem diante de uma situação aflitiva.

Nós, se dizemos que conhecemos Jesus, infelizmente O temos convidado a andar, nem no banco do carona das nossas vidas, mas no banco de trás e aí, como bons jovens que somos, sempre andando com o som alto das nossas vidas (que fala das distrações), nem conseguimos ouvir a Sua doce voz, quando Ele tenta nos dar alguma direção de condução nesta mesma vida.

Não sei quanto a você, mas tenho um grande receio que quando entramos nesta vibe, é porque já nos sentimos muito seguros da direção que estamos tocando a vida, ou que já somos tão chegados de Jesus, que podemos até imaginar o que Ele está apenas pensando ou o que Ele vai dizer... SQN.

Então, vejamos o que o nosso velho Ninjão, o apóstolo Paulo, tem a nos alertar sobre este tipo de levada da vida:


Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. (Filipenses 3:13-16)


Paulo está nos dizendo que embora ele já tivesse rodado um bom pedaço de estrada ao lado de Jesus, ele sabia que ainda não havia alcançado rigorosamente nada, nadinha mesmo. Pois ainda estava correndo a mesma estrada da vida; sabia até onde esta estrada ia dar; MAS não conhecia O caminho todo, logo, para não errar na direção, deixava de lado tudo o que tentava lhe distrair [lembra do som alto?] e seguia focadíssimo para o alvo, este o chamado celestial de Deus em Jesus.

Aí, na segunda parte do texto, ele emenda: “Vivamos de acordo com o que já alcançamos”. Ou seja, que as nossas experiências da caminhada com Jesus, sirvam para nos mostrar o quanto somos dependentes dEle e, para reconhecermos que sem Ele, não tem GPS certo que nos faça chegar ao destino que dará na presença do Pai, brother.


"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 14:6)


Que você fique ligado nisto, que não se “desacople” de Jesus, que não ande pelos seus próprios pensamentos, que não dirija a sua vida na “Banguela”, mas possa andar engrenado e assim, possa renovar a sua mente em Cristo, para experimentar B.A.P, como está posto em Romanos 12:2, nosso versículo padrão.

É Noix no Pai!
 
Roberto Baence

Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

2 comentários:

  1. Sempre uma palavra clara, abençoada, edificante; que nos leva a refletir sobre a BAP vontade de Deus!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.