Olá Queridos Seguidores do JDJ, hoje eu quero chamar sua atenção para o texto na Bíblia que está em 2 Reis 5:1-14, leia lá, é muito importante para o seu entendimento! Então você irá se deparar com a história de um homem de muito prestígio chamado Naamã, respeitadíssimo e mui honrado pelo rei da Síria. Ele foi vencedor de inúmeras batalhas, inclusive contra o povo de Deus, Israel. Batalhas nas quais ele garantiu o reinado do seu senhor, mas como você irá ler lá também, esse grande e respeitado guerreiro ficou leproso, é, ficou doente. E como as pessoas estão ficando doentes nos dias atuais... Você não acha?
Se nós pararmos para avaliar, poderemos concluir que a ciência tem evoluído muitíssimo no sentido da busca para cura das doenças da humanidade, tem até encontrado com sucesso a cura para várias doenças, mas o fato é que não se consegue encontrar na ciência um remédio que evite que as pessoas continuem a ficar doentes.
Existem as pessoas que já se acostumaram tanto com a ideia de estarem sempre doentes, que chegam nas farmácias e perguntam se chegou algum remédio novo (sic), ou até mesmo fazem verdadeiras baterias de exames, mas simplesmente não encontram nada e, em vários casos se frustram, ao ponto de dizerem: “Como eu não tenho nada doutor? Eu tenho vários sintomas de doença grave”!
É interessante notarmos que nesses casos em que as pessoas vão ao médico e não encontram doença alguma e, após muito insistirem que possuem alguma coisa, o médico lança a pergunta: “Você estaria passando por algum momento ruim? Algum tipo de contrariedade”? - Aí é o momento em que o médico passa de clínico a psicólogo ou a psiquiatra. Certamente muitos dos queridos leitores já viram ou ouviram falar de situações deste tipo.
Então os JDJ sabem qual é a conclusão mais óbvia que se pode chegar em casos deste tipo? A doença está alojada na alma!
Quem nunca ouviu falar em remédios dublês, os chamados placebos? São pílulas feitas de farinha, que não possuem qualquer princípio ativo, mas quando as pessoas que estão com “sintomas” de doenças que não têm as tomam, se sentem melhores, como se tivessem tomado um remédio verdadeiro.
Placebo vem do latim placere, que significa agradarei, logo, o médico ministra ao paciente para agradá-lo e fazê-lo pensar que está sendo tratado de uma doença que ele simplesmente não tem. Ora, então devemos concluir que isto está totalmente relacionado com o psicológico e com alma das pessoas, sim ou não?
As doenças da alma podem ser causadas por diversos fatores como abusos diversos, palavras mal ditas, falta de respostas para o motivo de estarmos passando por alguma tribulação, solidão, decepção, excesso de competição, ambientes ruins, falta de buscar a Deus e a pior de todas as causas: O PECADO.
Entendamos de uma vez que o PECADO mata e a ação dele é instantânea! Sim, pois quando pecamos a nossa alma literalmente azeda, fica em trevas, fica pesada, gera em nós um automático afastamento de Deus. Então, se abre a oportunidade para o início das doenças que normalmente começam na alma e depois se alojam no corpo. Assim, para podermos dar o primeiro passo na direção da cura, precisamos identificar a causa da doença. Mas como?
Talvez o diabo esteja conseguindo convencer as pessoas que as coisas são assim mesmo, que não existe cura para os males da alma, por isso existem muitos que estão vivos por fora, mas estão mortos por dentro.
No texto mencionado da Bíblia está posto que a indicação da cura para Naamã veio de uma menina escrava, a qual tinha vários motivos para ter ódio do seu senhor, pois fora roubada da sua terra natal (Israel). Entretanto, muito pelo contrário, ela se permitiu ser usada como canal de benção para aquele homem, quando falou para a esposa dele que em Israel ele poderia ser curado. É curioso que a Bíblia não cita o nome daquela menina. As escrituras citam o nome do leproso, mas não citam o nome do veículo que foi usado para a cura dele. Aquela garota deu apenas uma dica muito simples, mas que fez a diferença na vida daquele homem, e continua fazendo a diferença através dos séculos.
Naamã chegou a buscar a cura no lugar certo, mas na pessoa errada e, depois de ter sido direcionado à pessoa certa, ainda assim se manteve vaidoso e não queria acreditar que um gesto tão simples como sete mergulhos no rio poderia curá-lo da sua maior vergonha. Sim, pois debaixo daquela armadura de guerreiro estava um corpo doente e que se deteriorava. Ah como existem pessoas que estão na mesmíssima situação nos dias atuais! Não mais debaixo de armaduras, mas debaixo de ternos, de uniformes, ou da roupa comum do dia mesmo.
Quem sabe você já tenha dado várias cabeçadas nesta vida, tenha ido a vários lugares errados para buscar a sua cura e somente agora, você já esteja se dobrando em saber somente mergulhando em Jesus você irá encontrar o que tem buscado. Ou quem sabe você venha buscando esta cura no lugar certo, mas esteja pondo a sua expectativa na pessoa errada, assim como fez Naamã. Ou ainda, quem sabe a pessoa certa, que é Jesus, te tenha orientando através do Espírito Santo a fazer algo tão simples como tão somente crer, mas você não esteja conseguindo acreditar que é só isto, assim como também fez Naamã. E finalmente quem sabe, você esteja pensando que deveria acontecer algo de surpreendente ou sobrenatural aí, como uma manifestação extraordinária para que você seja curado dos males que te afligem, incrivelmente da mesma forma como Naamã pensou.
Mas o Espírito Santo te pede para fazer algo muito simples exatamente agora, que é tão somente crer que se você mergulhar definitiva e inteiramente em Jesus, Ele mesmo te entregará a sua cura, que diga-se, já foi conquistada há mais de dois mil anos na cruz do calvário (Isaías 53:4 e Mateus 8:17). Sem esta ação individualíssima de fé nós não conseguimos depender de Jesus, e não obtemos o entendimento sobre a necessidade de clamarmos pelo sangue de Jesus. Depois de feita a confissão de fé, temos que entregar a nossa vida nas mãos do verdadeiro Rei de Israel, o Rei dos reis, pois em muitos casos fazemos exatamente como Naamã, ficamos aborrecidos e doentes ao lado do rio da cura! E este Rio maravilhoso está passando bem aqui na sua frente hoje – Pega aí!
Observemos que quando Naamã foi ao lugar certo, falou com a pessoa certa e obteve a orientação muito simples para receber a cura, aí a sua verdadeira doença aflorou: O ORGULHO!
Então o Senhor te chama a sair da margem do rio agora, e num ato de fé, mergulhar de cabeça no rio da cura chamado Jesus! Sem nenhuma pirotecnia, sem nenhum efeito especial, mas apenas num ato relativamente simples de fé. Mas você vai precisar abrir a sua boca para confessar (Romanos 10:9).
Peça ao Senhor agora para perdoar os seus pecados, para levar a sua dor embora, para tomar essa doença aí, pois a Bíblia diz que Ele foi ferido para que eu e você fôssemos sarados. Então, viver doente é jogar o sacrifício de Jesus fora, é dizer que não valeu à pena. Mas nós sabemos que o aquilo que o Senhor conquistou para nós é algo irrevogável e a conta está paga.
Mas querido, saiba que você só poderá ser curado se posicionar, pois diante de Jesus você chega doente, mas não pode permanecer doente. Um encontro verdadeiro e impactante com Ele tem que te curar! Se você diz já ter aceito a Jesus como o teu Senhor e Salvador há muito tempo, mas continua enfermo, é porque o encontro ainda não foi verdadeiro, portanto, se posicione, tenha coragem e diga ao Senhor: Jesus, eu estou aqui na Tua presença, cego, surdo, nu e necessitado da Tua cura. Eu creio que se eu apenas tocar na orla das tuas vestes serei curado (Lucas 8:43-48).
Eu não sei o motivo da doença que te aflige, se no corpo ou na alma. Não sei se foi pecado, se o passado está te agarrando lá atrás, se são mágoas e falta de perdão, se é o peso das mentiras, se é um problema de relacionamento, se é rejeição, ou nada disso, como está posto em João 9:1-3. Mas uma coisa eu sei, se você se entregar todo diante dEle, você será completamente curado, pois só o Senhor é quem pode te curar.
Doenças da alma ou do corpo, hoje é o dia do basta para vocês! O Senhor é o lugar do Seu povo ser sarado. O Senhor é o Rio para O Mergulho na Cura definitiva, pois está escrito que Ele é o Senhor que nos sara (Ex 15:26).
Pegue isso aí no seu coração cristão!
Roberto Baence
Carioca
estabelecido em Sampa
Esposo de
Flávia Mendes
Pai de Arthur
Baence
Pai de
Benicio Baence
Líder da Nova
Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.