Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Quem Alargou a Porta?

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela”. (Mateus 7:13)

E aí JovemDJesus, o que você pensa quando se depara com essa imagem e com essa fala do nosso Mestre?

Gosto de pensar que o acesso do céu deve ter uma espécie de roleta (para os cariocas e afins) ou catraca (para os paulistanos e afins), de forma que só seja permitida entrada de uma pessoa de cada vez, e muito mais do que isto, que seja um acesso controlado, quem sabe com um crachá (risos). Por exemplo, quando a gente lê o livro de Jó, pode até entender que mesmo depois de ter sido banido do céu, o crachá de Satanás continua ativo, pelo menos para acesso ao segundo céu, não onde está o Trono de Deus (risos de novo), pois lemos que Deus estava meio que “pregando sobre Jó (isso é  um link) para os anjos quando o fedorento e entrou no papo (Jó 1.6-12).

Na boa, quando Jesus disse que a “porta é estreita”, não posso ter dúvidas ao concluir que o acesso não será na base do “oba-oba”, tipo deixa a vida me levar, manja? Embora Ele já tenha pago o preço pela nossa salvação e o cheque tenha sido assinado com o próprio sangue dEle, certamente nos cabe fazer algo para que permaneçamos debaixo de tamanho benefício de graça. Caso contrário corremos o risco de transformar a graça em gracinha, se é que me faço entender.

As coisas de Deus são simples, a salvação nos foi oferecida pela graça, mas nós enquanto alvos diretos desta graça, precisamos ter uma postura para desfrutarmos disto. Deus tem uma linha de princípios que está muito bem delineada na Bíblia, e o Sr. Jesus foi enfático em dizer que não veio para revogar este cabedal de princípios, mais veio confirma-los (Mateus 5), portanto, há um comportamento de santidade esperado de Deus para conosco. Você concorda com isto?

Mas se tais princípios parecem ser tão fáceis de entender, embora tão difíceis de atender, por que será que temos visto tantos pregadores e líderes tentando nos apresentar algo “desconstruído” de acordo com a moda do termo, ou digamos, uma espécie de porta mais larga aos cristãos?

Um montão de mensagens que visam muito mais o conforto da alma do que o arrependimento dos pecados. Um sem número de pregações que apresentam uma cruz anatômica, confortável, que não tem cantos e nem solta farpas, ou seja, muito diferente da cruz que Jesus enfrentou e disse para cada um de nós tomarmos a nossa também se quisermos ser Seus discípulos (Mateus 16.24). Um montão de treinadores de ideias positivas e bem embaladas nas suas camisas com motivos tropicais, todas ditas atrás de microfones muito bem regulados e em ambientes adequadamente climatizados. Sem falar das cadeiras, que não ficam devendo em nada para os cinemas de primeira linha.

Mas será essa a mensagem da porta estreita?

É claro que eu não estou querendo dizer que as coisas precisam ser feitas da pior forma, mas estou querendo te levar a questionar se é isso mesmo que o Senhor nos mandou fazer quando disse: “IDE e pregai”! – Por exemplo.

Temos visto cultos serem feitos para as pessoas, de acordo com o gosto das pessoas, não para Deus! Ao passo que as coisas deveriam ser feitas para Deus com as pessoas. Mega templos, megaeventos, mega tudo, menos mega arrependimentos e menos mega avivamentos. Tudo meticulosamente planejado para que as pessoas se sintam bem, que encontrem “respostas” para as suas questões interiores e pensem mesmo que são uma espécie de “ponto fraco de Deus”.  Que quando Ele nos vir passar por lutas, não tardará em nos tirar dos problemas, afinal de contas, “Ele tem que me abençoar e me tirar dos sofrimentos”.

Assim a gente vai enveredando perigosamente para o caminho da graça barata, para a lei do menor esforço, para o tempo do “depende”, para uma era onde o mais importante é o carpe diem, ou seja, viva como se não houvesse amanhã. Todavia, a gente esquece que a nossa vida não termina aqui nesta terra e que vai haver um amanhã sim (1TS 4), mas aí sim, dependendo mesmo da porta pela qual a gente passe, vai significar acordar no céu ou no inferno. Pense!

Desconfie das coisas postas de uma forma muito fácil para você JDJ! Jesus disse que neste mundo nós passaremos por aflições e lutas, pois isto faz parte do crescimento e do amadurecimento de todo filho, até com Ele mesmo foi assim.  Primeiro travamos uma luta interna contra as vontades da nossa carne, depois lutamos contra o pecado que nos assedia tenazmente, e no final lutamos contra a maré, isto é, a ordem mundana que faz de tudo para nos arrastar para o caminho da porta larga, completamente distante do Caminho que é Jesus (João 14.6).

Cuidado, pois quem te oferece a porta larga dará contas de si mesmo, pois ai de quem fizer o seu irmão cair, mas por outro lado, ninguém vai poder dizer que entrou pela porta mais fácil porque foi induzido a isto, tanto que está escrito exatamente assim, leia:

Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus”. (Romanos 14:11,12)

Foco, força e fé, contando sempre com a iluminação que nos vem através das disciplinas espirituais mais básicas, que são: oração, leitura da Palavra e jejum. Aí nós veremos a porta certa pela qual teremos que passar.

É noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder de Jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.