Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sábado, 23 de setembro de 2017

O Barco Certo ou O Barco Errado


E aí Jovens de Jesus, vamos para mais um artigo que serve para nos fazer pensar um pouco sobre as nossas vidas frente ao que a Bíblia diz? Então embarca aí!

Hoje eu quero nos fazer meditar sobre as circunstâncias da vida que nos fazem pensar quando entramos no barco certo, que seria nada mais do que o caminho da bênção. Caminho este onde mesmo que tudo possa tentar nos dizer que não, as coisas vão dar certo sim, pois Jesus está no controle e não tem como nada dar errado. Oh bênção!

Neste sentido, eu te convido a dar uma lida nestes versículos aqui:

Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer! " Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena  fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:23-27)

Se nós estivermos linkados com o Espírito Santo em todas as coisas, Jesus sempre vai estar no barco, amém? Mas vão existir momentos difíceis, mesmo com Ele estando no barco? Claro que sim, pergunte para os discípulos do Senhor nesse texto aí, e eles poderão te falar sobre isso.

O fato de enfrentarmos tempestades na jornada, não significa que o Senhor desembarcou e muito menos que nós entramos numa “canoa furada”, pois como estamos falando de barcos, o ambiente deles é o mar, e todos sabemos que o mar tem “seus humores”. Num momento as águas podem estar calmas, mas logo aí na frente elas já se tornam “revoltas e perigosas” (tom assustador aqui).

A mesma coisa acontece com a gente nesse “mundão velho sem porteira”, onde mesmo sabendo que estamos indo para um bom destino, mesmo sabendo que Jesus está na parada, ainda assim as dificuldades vêm contra nós. Nesta, Ele pode até estar meio caladão, Ele pode até estar dormindo um pouquinho em virtude do tédio que a nossa vida espiritual possa ter se tornado, mas quando a gente clama e diz: Senhor, salva-me! Ele vem ao nosso socorro. Amém?

Pois raciocinemos em conjunto aqui:

- Você quer ver o poder de Deus na sua vida?

- Mas como Ele vai acalmar a tempestade, se não existir tempestade?

- E como você vai ver o mover dELe, se você estiver navegando somente em águas tranquilas?

Então, é na hora que alguém vendo tudo acontecer, para e pergunta: Senhor, quem pecou para este mar estar tão revolto ao redor deste desta pessoa? Ao que Ele diz: Quem pecou não importa agora, mas isto aconteceu para que seja manifestado o poder de Deus! Aleluias?

Mas só aguenta esse repuxo e permanece até o fim quem é mesmo determinado! Quem sabe, porque sabe, porque sabe, que Jesus está no barco e não vai desembarcar dele, pois Ele mesmo nunca nos enganou e disse que nos daria paz, não tranquilidade. Então eu e você já estamos entendendo que às vezes o mar ficar bravio faz parte.
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições [mares bravios]; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33)

Mas e quando a gente entra no barco errado? O que acontece?

JDJ, existem situações em que nós estamos no barco e os ventos estão dando contra ele, mas nós estamos pensando que está se repetindo a passagem de Mateus 8:23-27 que nós lemos aqui. Saiba, todavia, que vão haver situações em que Jesus nunca, se quer, entrou no barco com agente, mas nós continuamos naquela direção de forma obstinada, mais ou menos como aconteceu na situação de Jonas. Leia aqui, leia aqui...

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. O Senhor, porém, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão violenta que o barco ameaçava arrebentar-se. Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente. O capitão dirigiu-se a ele e disse: "Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos". Então os marinheiros combinaram entre si: "Vamos tirar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós". Tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?" Ele respondeu: "Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra". Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez?", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito. Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: "O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?" Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês". Ao invés disso, os homens se esforçaram ao máximo para remar de volta à terra. Mas não conseguiram, porque o mar tinha ficado ainda mais violento. Então eles clamaram ao Senhor: "Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas". Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou. (Jonas 1:3-15)

Que interessante diferença dos discípulos de Jesus para Jonas, não é mesmo?! E o que podemos aprender com isso? 

a) Quando nós estamos indo na direção certa e determinada, Jesus está no barco, Ele está tranquilo e às vezes até dormindo, mas nós, os discípulos, nos inquietamos e nos apavoramos com a braveza do mar, dizendo até que vamos morrer, pois não suportamos a tempestade que se abate e chegamos quase a desistir, se Ele não nos socorrer. 

b) Já no outro extremo, quando estamos na direção errada e obstinada, Jesus nem se quer entra no barco, o mar fica revolto, mas quem está dormindo é o discípulo, por isso não consegue ver a tempestade que ameaça arrebentar o barco e a coisa toda dando muito ruim ao seu redor.

Saiba que um coração obstinado cega o crente!

Jonas estava tentando fugir da direção que Deus o estava enviando, por isso ele entrou no barco errado – fugir de Deus é sempre uma fria! - Ele manteve o coração obstinado na tentativa de manter aquela decisão, mas enquanto ele não aprumou o seu caminho e saiu do barco onde não era para ele estar, as águas não se acalmaram, pois não dependia de uma ação de Deus, mas de uma obediência da parte dele mesmo. A Palavra diz que assim que Jonas foi atirado para fora do barco, as águas enfurecidas se aquietaram.

E aí?  A Palavra te apertou sem te abraçar?

Esta é a hora que a gente dá aquela parada, “pega um ar” - como dizem os queridos nordestinos - e avalia se as tempestades que estamos enfrentando agora são reflexo das resistências que querem nos impedir de receber a bênção [barco certo], OU se o nosso coração duro e obstinado não está nos deixando ver que entramos no barco errado e estamos indo para bem distante da direção de Deus, por isso só temos pego ventos contrários pelo caminho.

Diz o ditado popular que “quem não sabe para onde vai, até o vento a favor, se torna contra”. 

Certamente, se oramos em meio às tempestades que dão contra o barco certo, Deus nos dirá: “Não te assombres, Eu sou o teu Deus”. Ou ainda, se orarmos antes de tomar uma decisão, iremos ouvir a voz de Deus nos apontando o barco certo e então, evitaremos o barco errado.

Eis aqui uma direção que certamente Ele está te dando agora: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. (João 10:27).

Aprenda a dar espaço para ouvir a voz de Deus em tudo, então, embarque no barco certo! 

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.