Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O Deus da Segunda Chance


Na passagem das Escrituras que está em Lucas 22:54-62, vemos Simão Pedro, homem de caráter duro, um dos primeiros discípulos chamados pelo Senhor Jesus. O mesmo que ao presenciar junto com os seus sócios de pescaria um tremendo milagre realizado pelo Mestre, quando mandou que eles jogassem as redes no lago novamente, após eles terem trabalhado a noite inteira sem nada pescar. E após eles puxarem as redes, pegaram tamanha quantidade de peixe que as mesmas redes começaram a se rasgar, quando então Simão se jogou aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” (Lc 5:1-11).

Na verdade, todos nós, ao reconhecermos que somos pecadores, deveríamos nos deixar ser atraídos por Jesus, contudo, a nossa primeira reação tende a ser como a de Pedro, talvez pensando: Sou tão pecador que eu não deveria nem pronunciar o nome de Jesus. Sim ou Não? Mas o Espírito Santo é direto ao nos dizer que Ele veio para que todos nós fôssemos perdoados dos pecados, pois Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).

Mas voltando para Pedro, este homem teve um montão de experiências iradas com Jesus, pois o próprio Cristo concedeu a Pedro uma precedência especial, o primeiro lugar entre os apóstolos, o tendo designado como tal em várias ocasiões. Pedro foi um dos três apóstolos (com Tiago e João) que estavam com Cristo em momentos muito especiais, como a ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5:37, Lucas 8,51); a Transfiguração (Mateus 17:1-13, Marcos 9:2-13 e Lucas 9:18-21), a agonia no Jardim do Getsêmani (Mateus 26:37 e Marcos 14:33). Noutra passagem, Jesus entra no barco de Pedro no Lago da Galileia para pregar à uma multidão (Lucas 5:3), e ainda, quando Jesus caminhou sobre as águas, Ele chamou Pedro para vir até Ele do outro lado do lago (Mateus 14:28-29).  E a mais linda delas, depois de Pedro ter reconhecido Jesus como o Messias, Ele prometeu que ele seria chefe de seu rebanho, tendo dito:

Jesus disse-lhes: “Mas quem vocês dizem que eu sou?” Então Pedrão mandou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E Jesus, respondendo, disse-lhe: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas! Porque nem a carne nem o sangue te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus. ‘E eu te digo: Que tu és Pedro [Petros, uma rocha], e sobre esta pedra [Petra] edificarei a minha igreja], e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. “E eu te darei as chaves do reino dos céus”. “E tudo que ligares na terra, será ligado no céu, e o que tu desligares na terra será desligado no céu”.  (Mateus 16:15-19 e Marcos 8:29).

Apesar de ter fé em Jesus, Pedro não tinha um conhecimento claro da missão de Jesus. Ele não conseguia compreender o sofrimento que o Messias haveria de suportar. E por isso, em algumas vezes Jesus o repreendeu como se vê em Mateus 16:21-23 e Marcos 8:31-33.

Interessante a vida de Pedro, você não acha?

Num momento ele foi capaz de receber e confessar uma revelação tão tremenda acerca de quem é Jesus, mas logo ali na frente, alguns versos depois, no mesmo capítulo 16 do evangelho segundo Mateus, ser repreendido de uma maneira tão forte, por pensar que ele poderia impedir que o Senhor cumprisse o seu destino. E vejamos que ele bem que tentou fazer isso ao reagir à prisão do Senhor, quando cortou a orelha do servo do sumo sacerdote no Getsêmani (Jo 18:10). Sorte do Malco, pois nota-se que Pedro era ruim de mira! Ele deve ter dado aquela espadada para arrancar a cabeça mesmo, pelo menos é o que eu acho (rs). Homem valente e disposto a quase tudo pelo Senhor, contudo, já havia sobre ele uma revelação de como iria reagir no momento de maior pressão, vejamos lá de novo em Lucas:

"Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Mas ele respondeu: "Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte". Respondeu Jesus: "Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece". (Lucas 22:31-34).

E o que aconteceu com Simão Pedro? Basta olharmos para a parte final do texto de Lucas 22:

O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente. (Lucas 22:61-62)

Como vemos, assim como não poderia deixar de ser, aconteceu com Pedro exatamente da forma como o Senhor disse que iria ser, mas duas sutilezas nos chamam a atenção nestas passagens:

1 – O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro.

2 – Pedro negou ao Senhor e se lembrou da palavra, que havia dito que ele o negaria antes que o galo cantasse.

O que Pedro pensou já está escrito, mas talvez ele também pudesse ter pensado em algo como: “deu ruim pra mim”! “Miserável que eu sou, pois Jesus me alertou que eu iria negá-lo, mas eu pude ter a cara de pau de dizer que não seria assim” - Talvez ele tivesse pensado ainda, em meio às suas lágrimas amargas, que uma chance igual aquela, de declarar publicamente o seu amor pelo Mestre, ele nunca mais tivesse. A de gritar para todos ouvirem: “Eu sou discípulo dEle sim, eu O amo, pois Ele é o Cordeiro de Deus, que veio para tirar o pecado do mundo”. Eu O conheço sim, mas infelizmente, já não posso dizer que ME conheço. 

Mas e o Senhor Jesus, o que será que Ele pensou ao olhar diretamente para Pedro, exatamente depois de tê-lo negado, assim como o predito?

Ora, a Palavra não diz, mas eu posso imaginar algo como: “Fica firme aí Pedrão, não deixe que a sua fé desfaleça, existe um plano para a minha e para a sua vida. Eu orei por você e aquilo que eu profetizei sobre a tua vida vai se cumprir, a minha igreja será edificada sobre a tua confissão e você ainda será usado com muito poder”, pois está escrito:

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Números 23:19)

Note querido JDJ, que Pedro não negou ao Senhor e fugiu por falta de fé, mas porque teve medo, embora tivesse toda aquela dureza e disposição para lutar na força do seu braço. Contudo, o Senhor não recuou da sua promessa acerca daquele homem e estava disposto a realizar tudo o que houvera prometido, pois sempre existe um plano maior para cada homem ou mulher.

Agora eu te convido a ler uma passagem que embora a gente também já conheça bem, talvez nunca tenha prestado atenção no maravilhoso detalhe de apenas três palavras, que diante do fantástico milagre da ressurreição tenham nos passado batidas nas várias e várias vezes em que paramos para ler o evangelho segundo Marcos, talvez por estar no final e a gente, com as vistas já cansadas, não tenha dado a importância que elas mereçam. Mas agora eu não irei te deixar perdê-las de novo!

Então, vendo lá em Marcos 16 e lendo os primeiros cinco versos, que falam da surpresa das mulheres ao encontrarem a pedra removida para o lado, celebre comigo a linda frase dita pelo anjo: “Ele ressuscitou! Não está aqui" (v. 6) - mas embora isto te emocione, não pare aí por muito tempo, vá um pouco mais a diante e se deleite com o que está no versículo 7: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galileia”.

Você percebeu? Agora me diga se isto não é realmente um tesouro escondido?

Se pudesse parafrasear este texto, eu diria: “Não fiquem aqui, vão dizer aos discípulos” (...), [faria uma pequena pausa], depois daria um sorriso e continuaria, “em especial a Pedro, que Jesus vai na frente para a Galileia.”

Imaginemos agora a cena, do Senhor Jesus falando para o anjo: “Anjão, anota aí: Vá lá no sepulcro e fique esperando por Maria Madalena, por Salomé e Maria, então, quando elas entrarem, diga para elas que eu ressuscitei e peça que elas avisem à Pedro” (...). Então o anjo diria, após deixar a caneta cair: “Avisar a quem”? É isso mesmo Senhor? Mesmo Pedro tendo fugido e o negado, o Senhor quer que ele seja avisado de que esperas encontra-lo ainda?

E o Senhor com um sorriso manso e doce, diria: “Sim querido anjo, eu vou encontrá-lo ainda, pois Eu que sei que pensamentos tenho sobre ele”. “Peça que ele fique sabendo que não foi deixado de fora, e diga-lhe que um erro na vida não significa o fim de tudo”.

Eu creio que não seja por acaso que alguns dizem que Marcos é o evangelho da segunda chance, você crê assim também?

Mas talvez você já esteja pensando aí contigo mesmo: Mas no mundo de hoje não existem muitas novas chances! Pergunte ao jovem que não passou no vestibular, ao menino que não passou na peneira da escolinha de futebol, ao profissional que recebeu a carta de demissão após ter cometido um erro, a mãe de três filhos que foi trocada por uma mulher bem mais jovem, ou aquela pessoa que foi jogada no lixo após ter cometido um erro...

Realmente entre as pessoas do mundo de hoje não há uma segunda chance, pois as coisas estão mais para: “é agora ou nunca”; “não toleramos incompetência por aqui”; “você tem que ser duro para aguentar, ou do contrário, pede para sair”; “não há muito espaço no topo”; “três tentativas e você está fora”; “aqui é cobra engolindo cobra”!

Mas Jesus tem uma resposta à tudo isto para você, pois ele te diz:

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. (João 6:37)

É claro que você tem uma segunda chance! Pedro teve uma segunda chance, para você saber que nós cremos no Deus da Segunda Chance!

Pergunte ao próprio Pedro, que num instante se sentiu mais por baixo do que barriga de cobra e no momento seguinte, se considerava o cara mais importante outra vez.

"Vão e digam a Pedro que o jogo não acabou, e que ele precisa pegar na bola outra vez"!

Imaginem como Pedro ficou quando ele esteve com o Mestre novamente, num encontro que tinha dia, hora e local para acontecer, hein? O cara ficou tão doido que vestiu a capa depois de tê-la tirado e se lançou ao mar para ajudar a recolher a grande quantidade de peixes que haviam pego na segunda pesca maravilhosa.

Nos versos de 15 a 19 do Capítulo 21 do Evangelho segundo João, vemos que Jesus restaura Pedro, isto é, lhe dá a segunda chance, lhe dá condição de reparar o seu erro, e da mesma forma que O negou por três vezes, teve a oportunidade de afirmar o seu amor pelo Senhor Jesus também por três vezes.

A bênção de ser cheio do Espírito Santo pode ser claramente visível na vida das pessoas após Pentecostes, e Pedro é um enorme exemplo disto. Ele demonstrou muito medo ao se quer, admitir que conhecia a Jesus, contudo, após ser cheio do Espírito, ele se tornou um apóstolo corajoso que ficava nas ruas e pregava o Evangelho com tanto fervor, que três mil almas foram acrescentadas à Igreja em um só dia, no início do seu ministério.

Pensa aí na alegria de Pedro, que agora, olhando no olho do capeta pôde dizer: “Existe um plano e eu faço parte deste plano”!

Pedro se tornou um dos caras mais doidos por Jesus da história, ao ponto dele ter levado o evangelho da segunda chance por todo o caminho até Roma, onde o mataram. E se você nunca conseguiu imaginar o que poderia levar um homem a querer ser crucificado de cabeça para baixo, talvez agora você entenda.

Não é todo dia que você encontra alguém que dê uma segunda chance, ainda mais alguém que lhe dê uma segunda chance todos os dias, mas em Jesus, Pedro encontrou ambos!

Você também quer receber uma segunda chance?

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. (Lamentações 3:22-26)

O mundo tenta te dizer que você não vai dar certo, que você não tem futuro, que “pau que nasce torto, até a cinza dele é torta”, mas o Senhor te diz: “Eu te restauro, Eu te perdoo, Eu te aceito, Eu te amo”, por isso, receba uma segunda chance.

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

2 comentários:

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.