Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ama Quem?



E aí galera JDJ! Após esta overdose de esportes em virtude das Olimpíadas realizadas na Cidade Maravilhosa, todos nós tivemos a oportunidade de nos emocionar, nos alegrar, nos entristecer e até mesmo nos chatear com o que vimos ser feito pelo Time Brasil nesses jogos, sim ou não?

Esses sentimentos são relacionados ao que nós estimamos, ao que prezamos, a até mesmo ao que dizemos que amamos, mas quando se fala de amor a Jesus, como você se sente? Como você se avalia no oferecimento do maior e melhor dos sentimentos que alguém pode ter, este o amor?

Hoje este artigo, que foi inspirado no livro "Santidade, Sem a Qual Ninguém Verá O Senhor" do Autor J.C. Ryle - 1879, é para te deixar com um elefante atrás da orelha (sic) e te fazer pensar mesmo sobre quem você ama de verdade, sendo assim, seguem alguns tópicos para que você passe o seu sentimento por Jesus a limpo e no final da leitura, possa dizer se você O ama de verdade.

Felizmente não é tão difícil se chegar a uma conclusão quanto a isto, pois como sabemos se amamos alguma pessoa? De que maneiras o amor entre as pessoas deste mundo se revela? Entre marido e esposa, pais e filhos e entre amigos?

Então responda isso de uma forma honesta e simples, se baseando tão somente na observação do comportamento humano, para então, tirar a sua conclusão sobre si mesmo.

a) Se amamos alguém, gostamos de pensar nesse alguém! Não precisamos que ninguém nos lembre dele. Não esquecemos o seu nome, sua aparência, do seu caráter, das suas opiniões, dos seus gostos ou da sua profissão. A pessoa que amamos vem muitas vezes à nossa mente ao dia, mesmo que às vezes esteja bem distante, ela está sempre presente nos nossos pensamentos, pois queremos estar perto.

Bem, com Jesus precisa ser da mesma forma! Se Cristo habita em seu coração, você pensa nEle todos os dias (para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor - Ef 3.17). Um cristão não precisa que ninguém o lembre de que ele tem um Mestre que foi crucificado. Ele sempre pensa nEle. Ele nunca esquece que Cristo tem um Dia, uma causa e um povo que, para seu povo Ele é único. O verdadeiro segredo de uma boa memória cristã é o amor, logo, você só vai se lembrar dEle se estiver comprometido com esse amor.

b) Quando amamos uma pessoa, gostamos de ouvir a respeito dela. Sentimos satisfação ao ouvirmos aqueles que falam sobre ela. Temos interesse em qualquer informação que os outros nos deem em relação a ela. Damos a maior atenção quando os outros falam sobre ela, descrevem sua condição, suas palavras, seus feitos e seus planos. Alguns podem até ouvir a menção desta pessoa com indiferença, mas não nós, pois o nosso coração salta dentro de nós ao mero som do nome dela.

Assim também deve ser entre nós e Cristo! Um cristão se deleita em ouvir algo sobre seu mestre. Ele valoriza mais aqueles sermões que são repletos de Cristo.

c) Se amamos uma pessoa, gostamos de ler sobre ela. Que satisfação uma pessoa tem ao ler uma mensagem de alguém que mesmo distante, envia notícias. Outros poderiam não ver nenhum significado na mensagem, por isso raramente se dariam ao trabalho de ler a mensagem toda. Mas aquelas pessoas que amam o autor da mensagem veem algo nela (mensagem) que ninguém mais pode ver. Eles carregam a mensagem com eles, como se fosse um tesouro! Eu tenho um singelo bilhete do meu pai, escrito numa redação do primário, quando tinha uns treze anos, e como eu me emociono ao ler aquilo!

Assim também acontece com quem ama a Cristo! O cristão se deleita ao ler as escrituras, porque falam do seu amado. Essa nunca é uma tarefa entediante para ele. Ele não precisa ser lembrado que deve levar a sua Bíblia quando viaja, por exemplo, pois nunca ficaria feliz sem ela. E por que disso? É porque as Escrituras testificam daquEle que sua alma ama, do próprio Cristo.

d) Se amamos uma pessoa, gostamos de agradá-la. Ficamos contentes em saber procurar saber seus gostos e opiniões e em agir de acordo com os seus conselhos, e em fazer as coisas que ela aprova. Chegamos ao ponto de negar-nos a nós mesmos para satisfazer os seus desejos. Evitamos as coisas que sabemos que a desagrada e aprendemos a fazer coisas para as quais não temos muita inclinação, porque achamos que ela se agradará com isso.

Com Jesus dá-se o mesmo! O cristão estuda como agradar ao Senhor, sendo santo, tanto no seu corpo quanto no seu espírito. Mostre-lhe algo, em sua prática diária, que Cristo abomine, e ele abandonará tal coisa. Mostre-lhe algo com que Cristo se alegra, e ele se dedicará a isso. Ele não murmura contra as direções de Cristo, como se fossem muito rigorosas ou severas, como os filhos do mundo fazem. Para ele, os mandamentos de Cristo nunca não penosos e o seu fardo é sempre leve, pois ele simplesmente O ama.

e) Se amamos alguém, gostamos dos seus amigos. Temos uma inclinação favorável em relação a eles, até antes mesmo de conhecê-los. Somos simplesmente atraídos pelos laços de amor que nos unem a uma mesma pessoa. De modo geral, quando os encontramos, não sentimos como se fôssemos estranhos. Existe um elo de união entre nós. Eles amam a mesma pessoa que amamos, e isso por si só, já serve como apresentação entre nós (eu sou amigo de fulano).

Acontece exatamente assim com os aqueles que amam a Cristo! Os cristãos consideram os amigos de Cristo como seus próprios amigos, membros do mesmo corpo, filhos de uma mesma família, soldados de um mesmo exército, como mesmo destino em comum. Quando ele os encontra, sente como se os conhecesse há muitos anos. Ele se sente mais à vontade com eles, em alguns minutos, do que com muitas pessoas do mundo, após anos de familiaridade.

f) Se amamos uma pessoa, somos zelosos a respeito de seu nome e de sua honra. Não gostamos de ouvir pessoas falarem mal dela sem que levantemos a voz em sua defesa. Tratamos a pessoa que a maltrata com quase o mesmo desagrado, como se ela tivesse maltratado a nós mesmos. Até hoje, eu fico louco quando ouço alguém falar mal da memória do meu pai, mesmo sabendo que ele tinha defeitos.

Isso também acontece entre o cristão e o seu Senhor! O cristão repudia com força todos os esforços feitos ara depreciar a Palavra de seu Mestre ou o Seu nome, ou Sua igreja, ou o dia do Senhor. Ele O confessará diante dos príncipes, se necessário, e se sensibilizará com a menor desonra que for imputada a Cristo. Ele não se calará e não suportará que a causa do seu Mestre seja envergonhada sem que testemunhe contra isso. E por que tudo isso? Simplesmente porque ele O ama.

g) Se amamos alguém, gostamos de conversar com ele. Dizemos a ele todos os nossos pensamentos e derramamos o nosso coração diante dele. Não encontramos qualquer dificuldade para arranjarmos assunto para conversar com ele, seja em qualquer horário. Por mais calados e reservados que sejamos com os outros, com ele é diferente, pois nos sentimos à vontade.

Assim também é com aqueles que amam ao Senhor! Um cristão não encontra dificuldades para falar com o seu Amado. Todos os dias ele tem algo para dizer a Ele e não fica feliz até conseguir dizer. Ele fala com Cristo em oração todas as manhãs e todas as noites.  Ele fala com cristo sobre tudo, sobre seus desejos, seus medos e alegrias. Ele pede conselhos na dificuldade. Ele pede conforto quando tem problemas. Ele precisa falar continuamente com seu Salvador, se não, ele desfalece pelo caminho, pelo simples fato de O amar.

h) Finalmente, quando amamos uma pessoa, queremos estar sempre com ela. Pensar na pessoa amada, ouvir sobre ela, ler sobre ela e, ocasionalmente falar com ela são coisas boas. Mas quando amamos de fato uma pessoa, desejamos algo mais. Ansiamos por estar sempre na sua companhia.

O mesmo acontece com um cristão! Por isso o seu coração precisa desejar por aquele Dia abençoado em que verá o Senhor face a face, sem jamais ter de deixa-Lo. Ele almeja pôr um fim ao pecado e ao arrependimento, e à necessidade de crer, e começar aquela vida eterna, quando poderá ver da mesma maneira como tem sido visto, sem pecar mais. Este cristão tem achado agradável andar por fé e sente que será ainda melhor viver por aquilo que vai ver. Tem achado prazeroso ouvir sobre Cristo, falar de Cristo e ler sobre Cristo, mas sabe que será muito melhor ver a Cristo com seus próprios olhos e nunca mais deixa-Lo, pois muito O ama.

Queridos JDJ, essas são as marcas pelas quais o amor a Cristo pode ser revelado. Elas são evidentes, simples e fáceis de serem entendidas. Nada há de obscuro, oculto ou misterioso a respeito delas. Use-as de forma honesta e lide com elas de forma íntegra, então você não falhará nas suas convicções quando alguém virar para você e perguntar: Ama Quem?


É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.