Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Foco na Obediência, Não no Resultado


Olá Jovens de Jesus, hoje eu quero falar um pouco sobre obediência incondicional a Deus. Sim, aquele papo mesmo que a gente não gosta de ter desde a mais tenra infância, tipo quando os nossos pais nos mandam ficar sentados e então a gente pensa: “por fora estou sentado, mas por dentro estou de pé”. Vai dizer que nunca?

O fato é que desde a criação lá no Gênesis que a humanidade dá provas de que não curte muito esse lance de obedecer. Basta vermos que Adão e Eva caíram pelo fato de Satanás perceber que poderia levar alguma vantagem nessa brecha do caráter humano, a qual se observa em virtude do próprio Deus nos ter feito livres, até mesmo para não querermos obedecer a Ele mesmo, embora saibamos que dessa forma dá ruim dicunforça... É só questão de tempo.

O Senhor aborda esse tema com o povo de Israel em vários momentos, mas essa passagem aqui é mais forte, pelo menos para mim:

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam. (Deuteronômio 30.19).

Concordemos que Deus é tão bom, que além de apresentar a prova, Ele ainda dá a resposta, mas nós homens somos tão difíceis que ainda assim escolhemos a alternativa errada.

Mas e quando Deus nos manda fazer algo e de antemão já nos diz que não vai dar certo? #ComoAssim?

Calma, calma JDJ! Não estou ficando louco não, me deixa mostrar um exemplo:

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! " Ele disse: "Vá, e diga a este povo: "Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam. Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados". (Isaías 6.8-10)

Ora, vejamos se o próprio Deus não está mandando Isaías pregar para o povo, mas já sabendo que isso não ia adiantar. Na verdade é um pouco pior, quanto mais eles ouvissem, menos entenderiam. Quanto mais vissem, menos perceberiam e quanto mais lhes fosse pregado, mais duro lhes seria tornado os corações. E termina dizendo que aquele povo não iria se converter mesmo, mas ainda assim Isaías tinha que ir e falar.

Pensa na agonia que esta passagem dá, só de pensar na situação de Isaías!

Mas sabe por que a gente se sente assim? É simples, pois a nossa mente está focada no resultado, não na obediência de cumprir o propósito. Quando a gente vai fazer alguma coisa, quer ter pelo menos alguma esperança de que pode dar certo. Ou isso só acontece comigo?

Quem, em sã consciência, se levantaria para fazer alguma coisa já sabendo que o resultado é o “fracasso”?

Mas quem sabe também, seja exatamente por isso que a gente fale muito menos sobre Jesus do que deveria, em virtude de acreditarmos que não irá dar certo?

- Ah, não vai adiantar eu falar para o meu pai, pois ele é completamente cético.

- Não vai adiantar eu falar para o meu professor. Sabe como são os professores, né?

- Não vai adiantar eu falar ao meu chefe ou ao meu patrão, pois além de tudo, eu ainda corro o risco de perder o emprego.

Vejamos que dessa forma, nós estamos sempre justificando porquê não obedecemos ao IDE que Jesus deixou registrado para nós em Marcos 16.15,16. E olha que nesse caso ainda foi muito melhor do que foi falado à Isaías, pois Jesus disse: “quem crer e for batizado será salvo”. Logo, certamente alguém haverá de crer quando formos.

O foco no resultado, ao invés de na obediência, nos tira do propósito, nos rouba o ânimo e nos aprisiona de uma forma tão grande que nos impede de darmos o primeiro passo na direção que Deus está nos mostrando ou nos mandando fazer. E certamente isso tem tudo a ver com fé, pois segundo Hebreus 11.1, ela é a certeza daquilo que não vemos, isto é, a tal da mínima chance de dar certo.

A partir de hoje, quando você ouvir a voz de Deus não endureça seu coração em virtude da falta da tal da “mínima chance”, pois como diz uma música que fala muito comigo do Pr. Bené Gomes, “Deus é capaz de fazer um caminho para você, onde ainda não se vê condições ou possibilidade alguma”.

Simplesmente obedeça independentemente das possibilidades, pois a obediência gera bênção como também está em Deuteronômio 28. E mesmo que nós não venhamos a ver as tais bênçãos nessa vida, nós certamente as estaremos semeando na vida dos nossos descendentes, afinal de contas, a Bíblia também nos mostra que isso acontece, vejamos:


Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. (...)
Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. (Hebreus 11:10,13-16)

Este é o grande exemplo dos heróis da fé como Abraão, que ao receber um comando de Deus - dizendo: “vá para onde eu irei te mostrar” - ele simplesmente foi. E muito embora também tenha dado as suas vaciladas no meio do caminho, se aprumou e por isso as bênçãos que foram liberadas sobre ele por obediência, puderam alcançar a minha e a sua vida.

E por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. (Gênesis 12:3)

Tire os olhos das possibilidades de resultado e foque somente em obedecer à voz de Deus!

É noix no Pai.

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.