Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Papai do Céu, Filho... Não é Noel!


Não teria como eu deixar de blogar sobre este tema, ainda mais porque se trata de uma época em que os pais precisam se desdobrar para explicarem às crianças o que realmente significa o Natal. No meu caso, tenho sempre que explicar para dois (sic), mas ainda assim, até pouco tempo eles não faziam cara de estarem aceitando muito o que estava sendo dito. Bastava entrarmos num shopping qualquer que eles imediatamente diziam, ao se depararem com o velhinho simpático vestido de vermelho : “não falei que o Noel existe”!

Natal significa nascimento, logo, é de se imaginar que o aniversário de alguém deveria ser comemorado nesta data, todavia, o apelo comercial é tão grande nesta época, a correria se torna tão voraz em meio a tantos preparativos e compromissos, que a gente acaba esquecendo que o Aniversariante está sempre presente, embora não faça questão de ganhar um presente. Ele não está ligado em receber um belo pacote envolvido em fitas e lindos papéis metalizados na cor vermelha, não... O que Ele gostaria de receber como presente naquela noite é algo que por acaso também tem a cor vermelha, mas não pode ser comprado em nenhum shopping badalado, ou em qualquer outro comércio. O que Ele quer de nós é muito mais profundo e não tem preço, mas para Ele tem muito valor.

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

O Senhor está sempre batendo na porta dos nossos corações! Por isso, na noite de Natal, exatamente na hora em que por tradição fazemos a ceia, que cada um de nós possa abrir a porta e deixa-Lo entrar. Que não nos deixemos, mais uma vez, roubar pelo engano que desde sempre vem sendo implantado na humanidade. Isto que tem feito que passemos a acreditar em muitas coisas, menos no que é fundamental, menos no que realmente vai importar e ser a real diferença para cada um de nós.

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

Avalie comigo e diga se não é verdade...

a) No Natal, época em que todos deveriam parar para agradecer pelo fato de que um menino nos nasceu, o foco é completamente distorcido para as árvores cheias de presentes, para as apetitosas ceias e para os velhinhos vestidos de vermelho.

b) Na Páscoa, quando deveríamos meditar porquê o Filho foi dado em sacrifício no nosso lugar em virtude de estarmos mortos pelos nossos pecados e transgressões. Época em que também deveríamos nos alegrar, pois no terceiro dia Ele ressuscitou (...), o foco é mais uma vez distorcido em meio aos chocolates e coelhinhos de pelo branquinho.

Então querido JDJ, mesmo que não exista uma garantia que o nosso Senhor tenha nascido de fato no dia 25 de dezembro, a ponto de alguns estudiosos sinalizarem para algum dia no mês de outubro, o fato é que a motivação precisa estar muito clara, seja para a criança, seja para o adulto.

Nós comemoramos as datas dos aniversários dos nossos filhos, dos nossos pais e dos nossos amigos, pois entendemos que é importante lembrar do dia em que os homens e mulheres nascem, da mesma forma que nos é muito importante lembrarmos do dia em que nós mesmos nascemos. Por isto, a mesma ou até maior importância precisa ser dada ao nascimento de um homem que resumiu a Sua vida para viver a nossa, para receber sobre si aquilo que estava destinado a nós.  Homem que mesmo sendo Deus, assumiu a forma de servo, foi tentado em todas as coisas, mas foi obediente até a morte de cruz. AquEle que mesmo sendo Santo, se fez maldito em nosso lugar!

Por isto, eu te encorajo para que na noite de Natal, pare tudo e ore com a sua família! Mas não ore a data, não cultue o dia, apenas agradeça e pregue o menino que nasceu numa manjedoura e que estabeleceu um reino perpétuo e inabalável com Sua vida, morte e ressurreição, para que hoje nós tenhamos vida, exatamente Zoe, a vida como a vida de Deus.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11).

E a partir disto, quando alguma criança pensar que recebeu o seu lindo presente do papai Noel, você dirá, de uma forma muito singela: o seu presente, o mais importante que você poderia ter ganho, foi enviado pelo Papai do Céu em forma de menino, que é simplesmente a VIDA.

Festeje-O de forma boa, perfeita e agradável, como é a vontade dEle para nós! 

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.