Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Masturbação - O Pecado do Onanismo



Hoje eu quero blogar sobre este tema que certamente é um grande gerador de dúvidas nas cabeças com as mais diversas idades, principalmente das jovens; daquelas que ainda não tiveram iniciação sexual e entendem que devem manter-se assim até o casamento, mas talvez por isso, tentam buscar uma forma de compensação, uma forma equivocada de “dar vazão aos desejos”. Mas é importante frisar que até mesmo aqueles já tiveram uma iniciação sexual e ainda os que já são casados, também possuem a sua dúvida neste quesito, sejam homens ou mulheres.

Afinal de contas, masturbação é pecado?

Se a gente for procurar termo masturbação na Bíblia ele não será encontrado, contudo, existe um relato desta prática sim em Gênesis 38:8-10, que aconteceu com Onã, filho de Judá, que por sua vez era um dos filhos de Jacó. Há o relato de que Onã foi fulminado por Deu após ter praticado o ato, que para não dar descendência ao seu irmão Er com Tamar, jogava o sêmen no chão (em ato de masturbação) quando mantinha relações com aquela mulher. Pois conforme a lei mosaica (Dt 25:5-6), ele tinha que dar descendência ao seu irmão com a viúva dele (irmão), se ela ainda não tivesse filhos. Então, por causa disto, Deus matou Onã, porque daquela forma ele estava descumprindo uma lei, desobedecendo ao seu pai Judá e também estava impedindo a genealogia que chegaria até Jesus. Logo, não é por acaso que a masturbação tem o nome de onanismo nas diversas áreas de estudo, inclusive na medicina e na psicologia.

Buscando lhe dar uma instrução à luz da Bíblia, que sempre é o nosso foco, me deixe dividir contigo os argumentos que demonstram que a prática da masturbação vai contra aos princípios de Deus, logo, é pecado sim senhor.

1 – Deus criou o homem e a mulher, tendo dito em seguida que ele deixaria pai e mãe (casamento), e que se unido à mulher, se tornaria uma só carne com ela (ato sexual). Isto nos faz crer que Deus criou o sexo como algo a ser praticado entre o casal casado e entre os dois, pois não pode existe união de uma pessoa só. Concorda? – Gn 2:24.

2 – Deus aprova e reconhece as relações sexuais naturais, isto é, entre homem e mulher. Não em atos solitários, seja ele ou ela nesta prática – Rm 1:26.

3 – O apóstolo Paulo [Ninjão] orienta que após casados, nem o homem nem a mulher possuem autoridade sobre o seu corpo, pois a autoridade é dada ao cônjuge por consentimento matrimonial, assim, o prazer solitário corrompe este princípio – 1Co 7:4.

4 – O Ninjão ainda instrui que nem homem nem mulher são independentes um do outro, portanto, entre outras coisas, o prazer sexual precisa ser compartilhado entre os dois, nunca de forma independente ou solitária – 1Co 11:11. 

5 – Jesus disse que qualquer homem que olhar para uma mulher com desejo [vice-versa também se faz verdade, pois Deus chamou homem e mulher de Homem – Gn 5:2], comete adultério no coração. Para os solteiros isso também é um adultério, pois embora eles ainda não sejam casados, já estão traindo o seu futuro cônjuge no coração. Mas se ele(a) disser que pensa na namorada(o) ou na noiva(o) na hora 'H', está cometendo fornicação no coração. E ainda, na situação de serem casados, já não haveria motivo para tal prática se disserem que pensam um no outro, pois o sexo entre o casal não deve ser negado, salvo nas condições que a Bíblia expõe, ou no caso extremo de alguma patologia . Por isso, a masturbação é pecado porque viola o ensino do Senhor sobre a pureza moral – Mt 5:28.

6 – Paulo disse aos coríntios para fugirem da imoralidade sexual, pois quem peca contra o próprio corpo, peca contra o santuário do Espírito Santo, além de ter dito que nós não nos pertencemos, pois fomos comprados por Cristo a preço – 1Co 6:18-20.

7 – Disse Paulo aos romanos, que não devemos oferecer os membros dos nossos corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça - Rm 6:13.

8 – O Ninja escreveu que ainda que se os jovens não conseguirem se controlar no desejo sexual [chegando ao ponto de terem que se masturbar para isso], esses devem se casar, ao invés de ficarem ardendo em desejo, pois afinal de contas, ninguém se masturba por exercício físico ou pensando numa bananeira – 1Co 7:9.

9 – Nada deve nos dominar! Mas sabemos que na maioria dos casos, a prática da masturbação se transforma num vício, onde a pessoa faz disso um escape para as suas frustrações, seus desejos ou até mesmo do seu esgotamento físico ou mental, o que acaba se transformando numa prisão difícil de se desvencilhar sozinho, isto até depois do casamento – 1Co 6:12.

10 – Finalmente, em todos os casos que eu tenha tomado conhecimento, a relação sexual do casal se torna infeliz pela prática egoísta do onanismo, seja porque um dos dois já chega com este hábito ao casamento, ou porque adquire durante o casamento, independente do motivo. O fato é que quem adquire esta prática não consegue ter uma vida sexual plena e feliz no casamento, tendo criado expectativas irreais e não saudáveis sobre o sexo, pois está acostumado a buscar o prazer sozinho, mas o sexo é uma relação onde o casal deve atingir este objetivo em conjunto.

Assim como encoraja o escritor Bill Perkins no seu livro “Quando bons homens são tentados”, passe este assunto pelas seguintes peneiras, ou testes:

a) O teste do pensamento - Se o ato é acompanhado de uma fantasia inadequada, de perversão ou de adultério fantasioso.

b) O teste do autocontrole - Se o ato se torna obsessivo ao ponto de você não conseguir viver sem ele.

c) O teste do amor - Se isso leva uma pessoa a deixar de atender as necessidades do seu cônjuge.

Eu te recomendo que ore sobre este tema, que confesse ao Senhor as suas práticas e que reflita nos versículos que eu me baseio aqui. Pois certamente o Espírito Santo irá lhe trazer o convencimento necessário, de forma que você também conclua que se trata de um pecado a ser eliminado da sua vida.

Não busque a justificativa ou o conforto frio em dizer que “todo mundo faz” [lembre-se que você não é todo mundo - como a sua mãe sempre disse] e nem fique arrastando um caminhão de culpas por isso. Use a boa notícia do evangelho a teu favor, pois está escrito que o sangue de Jesus foi derramado por pecados como este. E o poder do Espírito Santo nos foi dado para que possamos superar qualquer pecado. Este não é um pecado que esteja acima do poder de Deus, assim, a libertação está ao seu alcance, na distância de uma oração e de um posicionamento positivo.

Encontre uma pessoa madura, confiável e do mesmo sexo que você, para se aconselhar, orar junto e pedir apoio quando parecer que você não vai conseguir resistir. Pois a Palavra nos garante que os pecados confessados são perdoados (Tg 5:16) e que nenhuma tentação será impossível de ser vencida, pois Deus é fiel! Ele não permitirá que você seja tentado além do que pode suportar. Mas, quando você for tentado, Ele lhe providenciará um escape, para que o possa suportar e fugir (1Co 10:13). 

É Noix no Pai!
 
Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

4 comentários:

  1. 32 anos.. nada de casamento.. já perdi as contas de quantas vezes...verdade que alivia muito o estresse do trabalho...

    Ryne silva facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryne, sou grato pelo seu interesse no Blog e pelo seu comentário sincero que foi deixado aqui. Recomendo que você espere em Deus e busque focar em algum tipo de atividade que também pode te ajudar no alivio do estresse e das ansiedades do cotidiano. Procure meditar na Palavra de Deus, pondo em prática o que o apóstolo Paulo nos encoraja em Romanos 12.2. O nosso Deus está pronto a nos perdoar os pecados, mas espera ver em nós um coração arrependido e disposto a mudar. Prove e veja que o Senhor é bom! Um forte abraço.

      Excluir
    2. Olá Pastor Roberto! Seu blog tem me ensinado muito, bem como no podcast da sua igreja. Tenho 32 anos também e nunca casei... ontem mesmo participei de uma conferencia de homens com o intuito de confrontar nossa vida bosta. Não é fácil, pois eu percebo a ação maligna perante minha vida, mas sei que ainda há tempo de mudança e que só Deus pode nos ajudar e, claro, tudo depende da nossa disposição e confiança em Cristo. Não não dá para viver mais em prol do inferno. Que Deus te ebençõe

      Excluir
    3. Olá JovemDJesus! Sou grato pelos seus comentários e louvo ao nosso Deus por este trabalho estar podendo ajudar jovens como você. Continue por aqui, comentando e contribuíndo com o que o Senhor me instruiu para fazer. Abraço.

      Excluir

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.