Você deve concordar que lidar com culpa e assumir a responsabilidade sobre o que fazemos de errado é outra coisa que a gente não gosta muito, desde muito cedo. Digo outra coisa porque na postagem onde eu falei sobre Foco na Obediência, escrevi que não gostamos muito de obedecer, mas certamente não é só isso que nos gera desconforto desde a criação, logo, nada melhor do que olharmos para o Gênesis e embasarmos esta constatação na Palavra. Vejamos.
E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei
com medo, porque estava nu; por isso me escondi". E Deus perguntou:
"Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual
lhe proibi comer?" Disse o homem: "Foi a mulher que me deste
por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor
Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez?" Respondeu a
mulher: "A serpente me enganou, e eu comi". (Gênesis 3:10-13)
É interessante notarmos que depois que a gente “pisa na bola”, há alguma coisa dentro de nós que sempre dá meio que uma azedada básica. Sim ou não? E eu costumo dizer que este é o momento em que o giroflex do Espírito Santo dá aquela silenciada e vem sobre nós o abominável peso da culpa. Sim, é exatamente assim que o inimigo das nossas almas age, pois ele nos oferece os seus pratos malditos para logo em seguida nos acusar perante Deus, quando também se encarrega de alardear para todo mundo saber que a gente vacilou, pois nos oferece o pecado no privado, mas em seguida lança no público, “pra geral”.
No caso de Adão e Eva, como eles ainda eram os únicos humanos da face da terra, a hora da verdade chegou bem rapidinho e olha que nem tinha internet na época hein (risos). Então Deus, do alto da sua onisciência, já sabia que os seus filhos haviam errado, mas ainda assim Ele quis saber da boca deles, pois quem sabe, no seu coração de Pai, Ele poderia liberar o perdão sobre a vida deles e passar uma borracha no assunto. Penso eu (...).
Mas eis que ao invés de assumirem a sua culpa para arcar com as suas responsabilidades, ambos, homem e mulher, buscam dar aquela esquivada, justificando o ocorrido e assim tentando tirar os seus corpos cobertos de folhas de figueira da reta.
Há um sábio ditado que diz que quem é muito bom de argumento, é muito ruim de arrependimento, assim, verifique se não foi exatamente dessa forma com Adão e Eva. Basta olharmos novamente para o texto bíblico e concluirmos isto de uma forma muito clara. Eu penso que talvez tenha surgido daí a também célebre frase dita por Hormer Simpson: “se a culpa é minha, eu ponho em quem eu quiser”. (ri aqui também)
Por que nós temos tanta dificuldade de assumir os nossos erros, mas por outro lado, temos tanta facilidade de encontrar alguém para pendurar as nossas culpas?
Adão e Eva tiveram atitudes marcantes, as quais eu queria que você entendesse aqui comigo, para juntos, tirarmos uma aplicação básica para as nossas vidas.
1 - Logo após terem cometido o erro, os seus olhos foram abertos.
Normalmente, até que a gente cometa o erro, a nossa visão fica atordoada e por isto não conseguimos ver claramente e nem entendemos a encrenca em que estamos nos metendo, o que também podemos chamar de obstinação em alguns casos.
2 – Ao terem os seus olhos abertos, viram que estavam nus.
Esta é a hora em que a ficha cai e a gente põe a mão na cabeça, ou na consciência, para dizermos para nós mesmos: O que foi que eu fiz?
3 – Buscaram folhas e figueira para cobrirem a sua nudez.
É o clássico momento em que buscamos encobrir nossos erros, para tentarmos fazer com que eles fiquem no secreto e com um pouco de sorte, ninguém fique sabendo. SQN!
4 – Esconderam-se, atrás das árvores do jardim.
Mas quando a notícia vaza, tentamos ficar na moita e pensamos que quanto menos aparecermos, melhor poderá ser para nós.
5 – Foram confrontados por Deus.
O Espírito Santo do Senhor nos confronta com os nossos pecados, para que possamos ser levados ao arrependimento e ao abandono das más práticas.
6 – Mas aí, ao invés de reconhecer que errou, o homem disse: “foi a mulher que me deste por companheira” - E a mulher, por sua vez, disse: “foi a serpente que me enganou”.
Ninguém assumiu a culpa, foi um jogo de empurra danado e a partir daí, esta prática vem sendo repetida na vida do homem e da mulher ao longo dos tempos.
Eu fico pensando que talvez, por esse problema não ter sido visto na vida do rei Davi, ele pôde ter sido chamado um homem segundo o coração de Deus, pois apesar de também ter errado muito, não se viu nele a tendência à esquiva, embora também tenha tentado encobrir o seu maior erro, exatamente como foi com Adão e Eva. Mas quando ele foi confrontado com o pecado cometido, ele não teve dúvidas em reconhecer: “Pequei contra o Senhor”. (2Samuel 12.1-13).
Davi não ficou tentando argumentar com o profeta Natã, ele não se prevaleceu da sua posição de rei para intimidar o profeta, muito menos colocou a culpa em Bate-Seba, que estava se banhando de janela aberta exatamente na hora em que o rei estava perambulando pelo terraço do palácio. Não! Davi reconheceu o seu erro e assumiu as consequências dele.
Que o Senhor encontre um coração parecido com o do rei Davi em nós, que embora cometa seus erros, tenha a firmeza de dizer: “Errei, como faço para reparar”?
Pense nisso JDJ, pois desta forma você evitará complicações muito maiores na sua vida, ficará de bem com a sua consciência e ainda evitará ter problemas com outras pessoas.
Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". (Mateus 5:37)
Não existe meio termo, o que estiver aquém ou além da verdade é mentira e a mentira não provém de Deus. Por isso assuma sua culpa e tenha certeza que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)
É noix no Pai.
Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.