Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

domingo, 15 de outubro de 2017

Influências - O Filho de Dois Pais



E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. (2 Reis 18:1-3 ACRF).

Galerinha JovemDJesus, eu não sei quanto a vocês, mas me lembrando da primeira vez que eu li este texto de 2 Reis falando da história do Ezequias, eu confesso que fiquei um tanto quanto confuso, pois afinal de contas, quem seria o verdadeiro pai daquele jovem rei de Judá?

Quando lemos o texto de uma forma menos atenta, parece ser claro que Ezequias era filho de Acaz, que também foi rei de Judá, conforme consta das Escrituras em 2 Reis 16. Lá está posto que Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar, e reinou por 16 anos, mas não fez o que o Senhor aprova. Pensa num cara “virado no capeta”!!! Esse era o tal do Acaz, que dentre as suas peripécias, até outro filho queimou em sacrifício aos ídolos que o Senhor tanto abominava. Fez aliança com o rei da Assíria para lutar contra Israel, tendo presenteado o rei Tiglate-Pileser com metais preciosos retirados do templo do Senhor. Não satisfeito, o cara copiou os altares idólatras vistos em Damasco, para fazer os mesmos sacrifícios pagãos daquele povo lá em Judá, pondo aquela estrovenga no lugar do altar do Senhor. Isso foi apenas uma amostra do que o cidadão foi capaz de fazer enquanto foi rei.

Mas no meio desse turbilhão de sandices, cresceu o menino Ezequias. Aquele rapaz deve ter testemunhado coisas até piores das que estão escritas na Bíblia, contudo, os registros dizem que no seu reinado ele conseguiu ser diferente do seu pai Acaz, pois fez o que o que era reto aos olhos do Senhor.

Não te parece intrigante uma pessoa viver num ambiente extremamente complicado, mas ainda assim dar para boa coisa? Mesmo tendo os piores exemplos para seguir, mesmo estando imerso no lugar onde se praticava as maiores abominações aos olhos do Senhor, ainda assim, foi possível aquele cara chamado Ezequias não ser influenciado para o mal.

Diante desta constatação, eu preciso te perguntar: Quem te influencia JovemDJesus?

Quais são os teus mentores, aqueles que te aconselham, ou simplesmente, aqueles que por estarem tão perto de você, acabam te mostrando coisas que você jamais deveria fazer igual?

No caso do Ezequias, podemos combinar que ele tinha tudo para ser o carinha mais pirado da face da terra, pois se o pai dele era ruim e o ditado diz “tal pai, tal filho”, ele não ia precisar de muita coisa para se jogar “dicunforça” nos mesmos erros que o pai cometera. Você não acha?

Mas porque será que não foi assim com Ezequias?

A resposta está exatamente no seguimento do texto que abriu este artigo, onde diz: “e fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai”.

Ora, embora Davi não fosse pai biológico de Ezequias, as influências positivas que aquele jovem absorveu da história do rei Davi foram tão grandes e tão marcantes, que mesmo diante de uma influência tão negativa, tão próxima e tão dominante, ele escolheu trilhar um caminho diferente aos olhos de Deus. Isso nos mostra que muitas vezes a gente pode até nem ter nascido num lar onde o nome de Jesus seja exaltado. A gente pode até ter nascido num lar onde as coisas são bem complicadas e com as histórias mais complicadas, como traição, divórcio, brigas, trambiques, falta de amor, falta de temor a Deus, etc. Todavia, quando a gente vai buscar os melhores exemplos e as melhores influências, se abre a oportunidade de termos um futuro bem diferente do que qualquer um poderia achar inevitável, basta querermos.

O pai biológico de Ezequias foi uma possibilidade de influência que deve ser evitada, embora ele devesse todo respeito ao seu pai, assim como eu e você também devemos aos nossos (Êxodo 20.12). Mas existem muitas outras formas ruins, que às vezes até num lar equilibrado, a gente pode se deixar levar para os caminhos que o Senhor reprova.

Nos artigos Não Siga a Manda e A Influência Que Detona o Propósito eu tratei um pouco das influências externas, que têm tudo para nos tirar do Caminho, mas como vemos, até em casa, num verdadeiro palácio, as influências podem ser extremamente perigosas, se não tivermos os valores alicerçados na rocha e buscarmos exemplos positivos para seguir (Mateus 7.24). 

Perceba que nesta vida a gente pode até nem saber o que quer ser de uma forma tão rápida, mas o que não quer ser, a gente precisa descobrir rapidinho, para não se acostumar com o desvio, pois como disse o Ninja Paulão: “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15.33), que de uma forma atualizada, diria: “diga-me com quem andas” (...). 

É claro que Ezequias não teve dois pais, mas pelo fato dele ter buscado uma referência positiva para seguir no rei Davi, fez com que a sua história fosse escrita de uma forma completamente diferente da do seu pai biológico, o Acabe. Apenas para te dar uma amostra do que isso representou de positivo na vida daquele cara, a Bíblia relata o seguinte sobre Ezequias:

No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. (2 Reis 18:5,6)

Ezequias herdou um reino completamente destruído pelo seu pai Acabe. Sem dinheiro, sem autoestima e sem exércitos, mas a partir da semente positiva que foi plantada no seu coração a partir da referência de Davi, aquele jovem se saiu vencedor das suas batalhas, a ponto de Deus enviar um anjo para batalhar na sua causa contra Senaqueribe, rei da Assíria, reino com o qual seu pai havia feito aliança no passado e que agora tentava exigir o que Judá já não tinha para dar.

Assim, hoje a gente entendeu que se nós confiarmos em Deus e nos mirarmos nos exemplos adequados, o Senhor virá ao nosso socorro e jamais permitirá que sejamos derrotados pelo inimigo.

Entenda JovemDJesus, Deus tem um plano para você! Jamais se deixe transformar em produto do meio onde você vive, mas seja o que Deus projetou, pois a vontade dEle é sempre B.A.P. (Boa, Agradável e Perfeita). 

Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.