Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

domingo, 22 de abril de 2018

A Hora da Verdade


JovensDJesus, eu estive pensando sobre o que deve passar na mente da maioria das pessoas bem na hora em que elas ficam diante da bifurcação que indica dois famigerados caminhos, isto é, pecar ou não pecar. Mas ó, eu estou inserindo eu e você neste pacote também. Fechou? 

Com os Jovens que eu já tive a oportunidade de conversar sobre este tema, posso afirmar que a esmagadora maioria pensa na perda da salvação, na ida para o inferno e no afastamento de Jesus, pois é claro que assim como a Palavra assegura, é impossível estarmos nEle e andarmos nas trevas (João 12.46). Mas será que este é o máximo do pensamento que nós conseguimos ter nessa hora da verdade?

O que será que define as nossas ações no exato momento em que decidimos se pecamos ou não pecamos; se caímos ou não caímos; se erramos ou não erramos?

Alguns certamente poderão afirmar e com até bom grau de acerto, que se nós tivermos intimidade com Deus, isto irá nos proteger contra o pecado. Mas como explicar o que aconteceu com Adão e Eva lá no Éden? A Bíblia não nos informa que o próprio Deus falava com eles e lhes dava a orientação do que deviam e o que não deviam fazer (Gênesis 1 e 2)? Pesando desta forma, podemos concluir que só a intimidade não foi suficiente para lhes impedir de errar, logo, “deve haver mais que isso” (tom musical aqui)!

Então, se a consciência de que o pecado gera a separação entre o homem e Deus em todos os níveis, mas mesmo assim este mesmo homem peca, haveria um mecanismo que pudesse nos proteger deste mal chamado pecado, que sem dúvidas, é o grande termômetro do nosso nível de santidade? Sim, pois quando menos pecarmos, maior será o grau da nossa santificação e vice-versa.

Eu creio que enquanto nós estivermos nesse nível de "primeira fase", onde pensamos que não podemos pecar para não perdermos algo, não conseguiremos experimentar o melhor de Deus pelo simples fato de ainda não termos sido transformados pelo lavar da Palavra, assim como Jesus disse que aconteceu com os discípulos na passagem da videira e dos ramos (João 15.3). Pois a vida com Jesus precisa ser algo evolutivo, que em todas as vezes que nos encontramos com o Senhor, nós precisamos deixar algo nosso perdido para Ele, e na contrapartida, levarmos algo dEle, principalmente na mente, pois o transformar da mente é o início para uma mudança de vida. Isso é Romanos 12.2 dicunforça meus queridos!

Se eu e você estamos realmente num processo evolutivo de intimidade e de conhecimento de Jesus, até os nossos antigos erros precisam ficar para trás, o que não quer dizer que não viremos a incorrer em erros novos. O apóstolo João disse que orava para que os cristãos não pecassem, mas se isto acontecesse, eles poderiam estar certos que o Senhor estaria advogando em suas causas junto ao Pai (1João 2.1). Isto me diz que enquanto estivermos neste mundo, nós estaremos arriscados ao pecado, mas estando em Jesus, não seremos mais escravos do pecado (Romanos 6.18).

Então, se o medo da perda não é o melhor sentimento para se ter no momento da decisão entre pecar ou não pecar, qual seria o sentimento ideal? É muito simples JovemDJesus! O melhor sentimento a termos na hora da verdade é o amor pelo nome de Jesus, pois todos haveremos de concordar que quem ama não faz nada por obrigação ou por medo, mas porque quer fazer, por querer honrar a pessoa que ama.

Quem entra nesse nível de entendimento e de maturidade não se intimida com o local onde terá que ir, pensando que melhor seria se não fosse lá, afinal de contas, “a tentação tem endereço”. Quem está nesse nível não se sente ameaçado pelas pessoas com quem precisa conviver, pois embora as más companhias corrompam os bons costumes, como bem disse o Ninjão em 1Coríntios 15.33, esta pessoa tem a convicção do que é, no que crê e qual é o seu propósito nesta terra. Pois vamos combinar, se a nossa firmeza contra o pecado balançar ao ponto de termos que ficar calculando tudo para não sermos tentados, não é a tentação que está forte, mas o nosso amor pelo Senhor que está fraco. #ProntoDenunciei.

Exatamente por tudo isso, pelo trabalho que nos daria termos que ficar avaliando o que teria ou não teria o poder de nos fazer balançar no propósito de permanecermos santos, eu nos convido hoje a estabelecermos um código de conduta único e simplificado, porém, uma resolução pétrea. Sim! Sugiro fazermos exatamente o que o próprio Senhor Jesus nos ensinou na Palavra, nada além disso:


Ele respondeu: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’". (Lucas 10:27a) 

Afinal de contas, foi esta a resposta que o Senhor deu a um mestre da lei, quando foi perguntado sobre o que deve ser feito para se herdar a vida eterna, esta a salvação. Nada mais direto e reto!

Quem está convicto dos seus sentimentos por Jesus, já sai de casa determinado a se manter fiel a Ele, independente do que possa acontecer ou do que vier a se colocar na sua frente, exatamente como um marido fiel faz para com a sua esposa ou vice-versa. É tudo uma questão de determinação e posicionamento quando nos condicionamos a não errar, não porque temos medo de Deus, mas porque O amamos e queremos estar na presença dEle, só para sempre.

Como vimos, quando o mestre da lei perguntou o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus não disse para ele pecar pouco, mas disse para ele amar o seu Deus, sendo simples de entender que quanto mais amarmos a Deus, menos iremos pecar (...). Lembrou do Tostines® né? (risos)

Assim, quando estivermos diante do senhor, na hora de herdarmos a vida eterna, nós poderemos ouvir o que foi dito pelo profeta Isaías:


Abram as portas para que entre a nação justa, a nação que se mantém fiel. Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. (Isaías 26:2-4) 

O Senhor guarda aquele cujo propósito está firme, dando mesmo o escape prometido em 1Coríntios 10.13, então pense exatamente nisto na hora da verdade, nesse momento você será tomado da firme convicção de que o Senhor te fortalece por sondar o seu coração e ver que há amor pelo nome dEle aí dentro.

Pense nisso e viva isso na hora da verdade, não apenas para esta terra, mas para a vida eterna!

É Noix no Pai!

Roberto Baence

Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.