Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Adultério




Nesta batida que a gente tem andado na direção de entender um pouco mais sobre os passos para a caminhada de fé em Jesus Cristo, e somente por meio dEle chegarmos à salvação, considero de fundamental importância a gente tocar no tema adultério. E saiba que não é surpresa nenhuma para mim se você tiver pensando nisto apenas no sentido matrimonial, quando um dos parceiros trai a confiança do outro e acaba pondo uma terceira pessoa na relação.

O Dicionário Online® define o termo adúltero(a) como aquele ou aquela que viola a fidelidade conjugal, exatamente como você pensou aí. Mas eu quero te trazer para outra forma de olhar este termo, tomando como base os papéis da Igreja e do Senhor Jesus nesta relação.

A Igreja é a noiva do Senhor Jesus, é aquela que está sendo preparada para as bodas com o Cordeiro de Deus, tendo o casamento marcado para o Dia da Sua volta. Assim, dentro deste raciocínio o noivo é o Cordeiro, este o próprio Jesus.

Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". (Apocalipse 21:9)

Deste modo, considerando que existe uma promessa de casamento entre o Noivo e a noiva, e a noiva já disse sim (aleluias!), ambos prometem se manter fiéis um ao outro desde o namoro, e assim será para sempre. Sabendo cada um que a noiva tem um “dono” que virá busca-la, conforme prometeu.

A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. (João 3:29)

Esta foi a fala de João Batista, quando alguns dos seus discípulos se encheram de ciúmes ao verem que Jesus estava batizando e então correram para contar-lhe isto. João foi bastante feliz ao se qualificar como amigo do Noivo, isto é, aquele que estava prestando serviço ao Noivo até que Ele chegasse à cerimônia, ou seja, deixando claro que a noiva não lhe pertencia, pois ele não era o Cristo, ou o Noivo (v28).

A Bíblia também esclarece que o Noivo tem ciúmes da noiva, como está posto em Tiago 4:5, quando disse: “Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes”?

Mas se o Senhor é o Noivo Todo Poderoso, e Ele é; Se Ele é dono de todo ouro e toda prata, e Ele é (...). Qual seria a noiva, a louca da noiva, capaz de traí-Lo, a ponto de ser chamada de adúltera?

Simplesmente eu e você, a noiva do Senhor, a Sua Igreja! Esta que embora tenha parte do céu morando em si, que é o Espírito Santo, também tem parte da terra, uma vez que foi formada do barro e por isso, quando vacila, se inclina para os desejos da carne e trai o seu Noivo da seguinte forma:

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)

Vejamos que o mundo que está posto aqui é tudo o que nos faz andar para distante do Noivo, assim como o apóstolo João descreveu na sua primeira carta:

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:15-17)

Todas as paixões do mundo tendem a nos levar para distante dos caminhos de Jesus, pois quem possui essas paixões não irão herdar o Reino dos Céus, isto é, por ter um coração adúltero, não se casarão com o Noivo naquele Dia.

Tem jeito não JDJ! Enquanto nós estivermos neste mundo, nós viveremos num eterno embate por dentro, onde uma parte nos puxa para as coisas de Deus e a outra parte nos puxa para as coisas do mundo. Mas eu posso lhe garantir que vai ganhar este faith aquele que estiver melhor alimentado. Portanto, para quem você tem dado mais alimento? Para a carne ou para o Espírito?

Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5:17-21)


Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1Coríntios 10:13)

Eu creio que se nós desenvolvermos uma ideia de nacionalidade, teremos mais chance de vencer esta luta. Sim, nacionalidade no sentido de pátria mesmo, por sabermos que estamos neste mundo, mas não somos deste mundo. Embora estejamos na terra, a nossa pátria está nos céus, assim como muito bem afirmou o Ninja Paulão aos Filipenses quando disse: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).

Enquanto estivermos por aqui, precisamos saber que estamos de passagem, que somos peregrinos e que nada neste mundo nos pertence. Temos que nos lembrar que a Noiva tem um Noivo e que ela não pode se esquecer dEle, caso contrário, nos classificaremos como adúlteros.

Será que uma jovem se esquece das suas joias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim. (Jeremias 2:32)

No teu coração só pode existir espaço para um Deus e Ele exige exclusividade, simples assim, JDJ!

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.