Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bem Mais Do Que Um Mergulho



Olá JDJ! Como já vimos nas duas postagens anteriores, que deverão formar meio que uma série sobre os passos na direção da salvação que só é possível em Jesus, a gente já entendeu o seguinte:

1º – A salvação não é para todo mundo, mas para todo aquele que nEle crê. (João 3:16)

2º – É necessário confessar a Jesus como Salvador e Senhor. (Rm 10:10)

E hoje, dentro do título deste post, eu quero abordar o seguinte texto da Palavra:

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)

Mas afinal de contas, o que seria este tal batismo que a Palavra se refere? Por que eu tenho que me batizar? O batismo é condição para a minha salvação?

Em primeiro lugar, veja que no texto posto em Marcos 16 temos a ordenança de Jesus aos primeiros discípulos, esta que é muito conhecida como o IDE que foi dado àqueles homens, mas que permanece sobre a minha e a sua vida ainda hoje. Por isso é muito importante que após termos percorrido os passos que nós iremos tratar aqui nesta “minissérie”, você entenda que o vir até Jesus (Mateus 11:28), aprender de Jesus (Mateus 11:29) e finalmente ir e fazer discípulos de Jesus (Mateus 28:19), é a operacionalização do projeto de Deus para a propagação das boas novas com o intuito da salvação de muitos, pois dentro dos princípios divinos, todo espírito precisa de um corpo para poder atuar na terra, por isso Deus precisa dos homens para o fim da salvação da espécie.

Mas voltando ao batismo, existem três, eu diria “dimensões”, para que ele aconteça de uma forma completa. Explico-me!

1. O Batismo em Cristo – Este é o que recebemos quando nos convertemos. Se trata do arrependimento e da consciência de que vivíamos sobre obras ruins quando éramos dominados pela vontade da carne, por isso ele consiste em deixar o pecado e viver uma nova vida em Cristo, que também fala de conversão (Tiago 5:20). O Espírito Santo nos convence a deixar os pecados e é Ele quem nos batiza em Cristo, no Corpo dEle. A partir daí passamos a fazer parte do corpo de Cristo, que é a sua Igreja (1Coríntios 6:15, Efésios 5:23), por isso mergulhamos plenamente em Cristo. Esse foi o caso daquele ladrão na cruz do lado de Cristo que foi salvo. Ele reconheceu Cristo como Senhor e se arrependeu de suas obras, mergulhando, ou seja, sendo batizado em Cristo, e assim conseguiu herdar o Céu. (Romanos 6:3-7, 1Coríntios 12:13)

2. O Batismo nas águas - Depois do arrependimento dos nossos erros devemos simbolizar a nossa purificação, o nosso mergulho numa nova vida através do batismo nas águas, que nada mais é do que um cerimonial simbolizando o novo nascimento, a nova pessoa que acaba de nascer para que todos testemunhem, sempre feito de forma espontânea. Muito pelo fato de ser uma decisão que a pessoa toma, o batismo de crianças que ainda não possuam o entendimento do  ato de aceitação a Jesus não tem este valor. As crianças normalmente são apresentadas ao Senhor pelos seus pais na Igreja, demonstrando o pertencimento dessas a Jesus, mas no tempo certo, essas crianças já crescidas precisarão tomar a sua própria decisão pelo Caminho. (Mateus 28:19; Marcos 16:16; Atos 2:38-41; 1° Coríntios 1:13-17; 1° Pedro 3:21)

3. O Batismo com o Espírito Santo - Este é quando recebemos poder do alto (dunamis) para o exercício da obra de Deus. O Espírito Santo é quem nos comove e nos impele ao abandono das práticas do pecado e nos capacita a realizar as obras como as feitas por Jesus, que também realizou os milagres na terra sempre no poder do Espírito. (João 14:12; Mateus 3: 11-14; Marcos 1:8; Lucas 4:1, Atos 1:5, Atos 2:1-4)

A palavra batismo veio do grego baptizo e significa mergulhar completamente ou imergir. O batismo nas suas três “dimensões” representa um só batismo, conforme foi dito pelo Ninja Paulão em Efésios 4:4-6, está disponível para todos os quiserem e pode acontecer fora da ordem que está posta aqui, dentro de espaços de tempo maiores ou menores de um caso para outro. A ordem foi descrita deste modo apenas para facilitar o entendimento.

Então, diferentemente dos que alguns possam imaginar, o batismo nas águas não garante a salvação de ninguém. As águas usadas no segundo batismo não possuem qualquer poder de unção, MAS, o fato da pessoa se batizar nas águas significa que ela realmente recebeu a salvação através do seu batismo em Cristo, disponível para todo aquele que nEle crê.

Por isso Jesus disse que quem crer e for batizado (na completude do termo) será salvo, mas quem não crer, será condenado, portanto, o batismo nas águas, por si só, não significa a salvação da pessoa em Cristo Jesus, logo, ele realmente precisa ser Bem Mais Do Que Um Mergulho. 

Avançaremos um pouco mais no próximo artigo. Aguarde! 

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.