Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Não É Para Todo Mundo!


Hoje eu quero chamar a atenção para o versículo da Bíblia que certamente está entre os mais lindos. E por que não dizer, um dos mais repetidos também? Seja em memes via WhatsApp, seja em postagens nas redes sociais e até mesmo nas camisetas daqueles que de alguma forma se identificam como cristãos, isto é, os “Pequenos Cristos”. Aqueles que estão nesta terra para serem verdadeiros imitadores de Jesus, como o apóstolo Paulo nos encoraja a ser em 1Coríntios 11:1. O versículo ao qual eu me refiro é este que está aqui em seguida! Mas eu te recomendo a lê-lo de forma pausada, como se estivesse “degustando saborosamente” (seria um pleonasmo?) cada palavra.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

E aí, como foi esta experiência de leitura degustativa?

Agora, eu quero te fazer uma pergunta de fundamental importância sobre este texto, que poderá ficar martelando na sua cabeça durante algum tempo, até que você entenda a profundidade do que está revelado nesta passagem: Mas se Deus não tivesse amado o mundo? 

Embora Deus seja o criador do mundo e de tudo o que nele existe (Salmos 89:11, et all), Ele poderia ter ficado tão chateado com o que o homem  fez desta criação, ao ponto de Seu amor pelo mundo ser mirrado – Não poderia? Então, imagine como seria viver num mundo sem esperança? Num planeta mergulhado em trevas, flutuando no universo como uma nave sem destino? Nada que pudesse nos dar um sentido de vida, ou algo que se resumisse somente a esta vida terrena e nada mais?

Nesta condição, o destino do homem seria a morte e a sepultura seria mesmo, como alguns chegam a imaginar hoje, o ponto final da existência. Por isso o túmulo seria o lugar de desespero, exatamente como é para os descrentes (1Tessalonicenses 4:13).

Um mundo onde de nada adiantaria orar, pois Deus estando #ChateadoComOHomem, não ouviria e muito menos responderia as suas  orações, fazendo com que estas se transformassem em literais palavras lançadas ao vento, ou atiradas contra um céu de bronze.

Mas a grande verdade é que Deus amou o mundo! Por isso Ele nos deu outra chance após o dilúvio nos tempos de Noé em Gênesis 9:11, quando o homem quase pôs tudo a perder. Por isso a esperança se renova a cada manhã, em cada singelo detalhe que nos faz lembrar disto. Seja no sol que nasce ou até mesmo na chuva que cai, pois ambos os fenômenos são prova deste amor pelo mundo, sendo necessários à existência humana.

Todavia, o homem continuou na obstinada “saga” de andar na direção oposta a Deus. Basta olharmos os livros do Antigo Testamento e vermos quantas vezes o povo fez o que Deus desaprovava e Ele sempre teve que providenciar o socorro após muito choro e clamor. Muitos “libertadores” foram enviados para acudir do povo de Deus, contudo, nenhum deles iria se comparar ao ato de dar o Filho Unigênito para providenciar a libertação definitiva, mas não somente ao povo escolhido, os judeus, mas a todo aquele que nEle crê. 

O Evangelho segundo João, no versículo onze do primeiro Capitulo, relata que Filho Unigênito veio para o que era seu, mas os seus não o receberam, isto é, o povo escolhido para ser santo, os judeus/israelitas, não receberam o Messias e por isso o crucificaram como “maldito” (Gálatas 3:13). Mas com isso eles não sabiam que naquele exato momento estavam se cumprindo as escrituras (Isaías 53), tornando o Filho Unigênito o cordeiro de Deus, que foi sacrificado em favor de muitos, como está encerrado no Capítulo 53 de Isaías.

Por Deus Pai tanto ter amado o mundo, Jesus foi dado para que nós que não somos judeus, mas sim gentios, pudéssemos ser salvos por intermédio do seu sangue e assim sermos enxertados no povo de Deus. Como o Ninjão explicou em Romanos 11, com destaque para esses dois versos aqui:

Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel. (Romanos 11:11)


Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira. (Romanos 11:17)

A maior demonstração de amor de Deus pelo mundo foi pendurada na cruz do calvário, pois o verdadeiro amor sempre exige entrega. É muito mais do que ser apenas dito, precisa ser demonstrado, e isto foi feito, foi consumado.

Assim como era no Antigo Testamento, a purificação do homem dependia de um sacrifício, sempre de um cordeiro macho e sem defeitos, do qual o sangue era derramado para encobrir os pecados. Isto se repetiu em Jesus, o Cordeiro de Deus (João 1:29), sem mácula e sem defeitos, como foi descrito em 1Pedro 2, a partir do verso 19, TODAVIA, o sangue  de Jesus não serviu para apenas encobrir os pecados, mas para retirá-lo definitivamente, tornando-se O sacrifício perfeito (Hebreus 9).

Mas existe algo ainda mais tremendo em João 3:16, quando é dito que o Unigênito foi dado “para todo aquele”, logo, isto inclui a mim e a você que está lendo este artigo, até mesmo um judeu, MAS, o mesmo verso traz uma única condição: “que nEle crê”.

Então Jesus foi dado por todos? Não! Ele foi dado para todo aquele que nEle crê! Estes receberão a vida eterna, do tipo ZOE (vida de Deus), que não se encerra numa sepultura e é contrária à morte eterna, que também não se encerra numa sepultura, diga-se.

O sangue de Jesus foi derramado por todos? Não! Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores (Isaías 53:12), deste modo, como MUITOS não quer dizer TODOS, junte este versículo com João 3:16 e você irá entender o propósito de Deus ter entregue o Filho Unigênito.

A salvação não veio apenas para os ricos, não veio apenas para os sãos, não veio apenas para os letrados ou para os predestinados, MAS, também não veio para todo mundo. Ela veio para TODO aquele que nEle crê! Estes são os que receberão a vida eterna. Isto fala de arbítrio, fala de escolha, de decisão e de conversão!

A única coisa que Deus quer em troca da vida do seu Unigênito é a nossa FÉ, pois sem FÉ é impossível agradar a Deus. Pois quem dEle se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa àqueles que O buscam com a vida eterna, como está posto em Hebreus 11:6.

E finalmente, uma vez em Cristo, com a necessária FÉ que Ele é o filho do Deus vivo, se ponha debaixo desta linda verdade descrita também pelo apóstolo Paulo:


Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:1,2)


Se você já escolheu crer no Filho, então a gente se vê na vida eterna!

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.