Translate

Pesquisar este blog

Meu Versículo Padrão

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar BAP, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Negue-se!



Fala aí JDJ! Estamos nós aqui de novo para continuar a nossa, eu diria, construção do entendimento sobre os passos que precisam ser dados por todo aquele que reconhece em Jesus Cristo o único e suficiente caminho para a salvação e por isto, deseja segui-Lo neste caminho.

Veja que embora a coisa não esteja escrita na Bíblia exatamente no formato como eu estou tentando estruturar nessa nossa minissérie, eu acredito que este entendimento poderá esclarecer para muita gente boa como as coisas funcionam quando alguém decide caminhar com Jesus. Quem sabe você seja alguém que se decidiu por Cristo há pouco tempo, ou ainda, que está pensando se deve e como deve fazer isto. Então, se você se ligar na sequência dos artigos anteriores, deverá, eu acredito (sic), entender que a coisa não é nada complexa e que para Deus, é necessário sim, que exista um processo de evolução (etapas) na nossa vida espiritual, tanto que a Palavra fala em novo nascimento (João 3:3), crescimento (Efésios 4:14,15) e maturidade (Efésios 4:13). E isto não é por acaso, logo, vamos avançar um pouco mais nesta caminhada.

Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Marcos 8:34b)


Hum.... Eu acho que você já percebeu que a coisa está dando meio que um engrossada, pois embora nós saibamos que Jesus é manso e humilde (Mateus 11:29), nesta fala aqui Ele já começa a jogar mais duro e mandar a real para aqueles que se diziam seus seguidores, mas que no fundo, queriam apenas tirar uma selfie ao lado dEle, só que sem muito compromisso. Muitos dos que andavam atrás do Senhor só estavam interessados na comida que Ele estava provendo (João 6:26), por isso o Senhor começou a mandar o papo reto, começou a falar mesmo do preço do discipulado, para deixar claro e começar a ver quem era quem, embora Ele já soubesse disto muito bem.

E quantos são os que buscam o Senhor apenas nos momentos difíceis da vida, ainda nos dias atuais? Olhe que não é incomum a gente ouvir pessoas falando sem pensar: “agora, só Jesus para ajudar” – Ao passo que o correto seria terem recorrido em primeiro lugar à Ele, mas não. Tais pessoas tentam de tudo primeiro e só depois, quando a coisa “dá ruim”, é que procuram por Jesus. Acham legal terem uma selfie ao lado de Jesus, apenas para mostrarem que O conhecem e podem ser ajudados por Ele quando precisarem em ultima instância.

Na passagem de Marcos 8:34, o Senhor estava dizendo que para sermos discípulos dEle, nós precisamos nos negar a nós mesmos, o que é mais profundo e mais sério do que abrir mão, até mesmo, de quem a gente diz amar. O papo do Senhor era no sentido de nós termos que colocar de lado as nossas vontades, as quais, por serem produzidas pela carne, tenderão, na maioria das vezes, nos levar para um caminho distante dEle. 

Não resta dúvidas que o homem é dado a prazeres, tanto que a sua origem foi no Jardim dos Prazeres (Éden), por isso mesmo, tudo que agrada a carne (alma), a gente “gostha”. Né não?

Mas ficar 30 minutos em oração agrada a carne? Dispor de mais 30 minutos para leitura e meditação na Palavra, ao invés de ficarmos zapeando na rede, agrada a carne? E no sabadão hein... estarmos no culto das 19:00h. às 22:00h., sabendo que “todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”, agrada a carne? Procurar ter um namoro santo, honrar pai e mãe sempre, perdoar, pedir perdão, não mentir, et all... Agrada? 

É disso que o Senhor estava falando ao dizer para nos negarmos a nós mesmos, pois isto fala de fazer a vontade de Deus, antes das nossas próprias vontades, entende?

No capítulo 2 da primeira carta de João, o apóstolo falou amplamente sobre o tema negar-se, não amar o mundo nem o que nele há e obedecer aos princípios de Deus em Jesus, dizendo que “aquele que afirma que permanece nEle, deve andar como Ele andou” (v6). Mas o meu maior foco neste capítulo é o versículo 16, pois aqui está a raiz de tudo o que faz com que nos afastemos dos caminhos do Senhor e deixemos de nos negar a nós mesmos, que é o comportamento muito contrário ao que nos foi instruído:

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. (1João 2:16)

Disto tudo procede o engano desde sempre! Isto mesmo, desde Adão e Eva lá no Jardim dos Prazeres! Foi quando Satanás na forma de serpente, induziu Eva ao erro, ao dizer que se ela comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal - o que havia sido proibido por Deus - ela não iria morrer, ao contrário do que o Senhor havia dito. Além disto, a serpente disse que no dia em que Eva comesse, seus olhos se abririam, e ela e seu companheiro seriam como Deus, isto é, conhecedores do bem e do mal (Gênesis 3:4,5).

E é interessante ver que a Bíblia relata o seguinte, no momento em que Eva comeu do fruto que não deveria:

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. (Gênesis 3:6).

Então, não te parece curioso que as coisas sejam assim desde Eva e Adão, isto é, ceder às tentações e cobiças é completamente o inverso de negar-se?

viu que era agradável ao paladar = cobiça da carne
atraente aos olhos = cobiça dos olhos
desejável para se obter discernimento = ostentação

Por isso é que o Senhor nos diz na Palavra que quem quiser segui-Lo, deve obedecê-Lo, mas não há como fazer isto sem negar-se a si mesmo, caso contrario, a caminhada se torna impossível de ser mantida até o fim. Se ligou?

Claro que ainda tem mais para esta série! Aguarde!

É Noix no Pai!

Roberto Baence
Carioca estabelecido em Sampa
Esposo de Flávia Mendes
Pai de Arthur Baence
Pai de Benicio Baence
Líder da Nova Tribo - Grupo de Jovens da Igreja de Nova Vida em Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, inclusive se você discordar de parte ou de todo o artigo, posta aí, entretanto, palavras de baixo calão, de intolerância ou qualquer outro tipo de perseguição não serão permitidas. Me reservo ao direito de mediar todos dos comentários que forem recebidos, a bem da saúde de conteúdo deste canal.